Era uma Sardinha e um Manjerico, "fachabôr" !

13.6.17

Hello Awesome's! 
Está aberta a época dos Santos Populares!
Junho é um mês de festa. Mês dos Santos Populares: Santo António, S.Pedro e S.João. 

"Santo António a treze de Junho 
Com marchas de encantar, 
A vinte e quatro o S. João 
A vinte e nove S. Pedro a terminar."


E os santos começam com as festividades ao Santo António "Casamenteiro" com os seus dezasseis casamentos com as famosas "noivas de Santo António" e as suas marchas.


Nestes dias, em certos lugares do país, especialmente Lisboa, saem as marchas à rua em disputas para ver quem é a mais bonita. As ruas são preenchidas de cor, há fitas, luzes, bandeirinhas, arcos, balões, martelos e manjericos em todas as partes. O ambiente de santos populares inunda as ruas e todas as pessoas entram em modo arraial. Cantam-se as quadras, fazem-se invocações ao santo.


O menú dos jantares destes arraiais é composto pelas famosas sardinhas assadas (cujo cheirinho invade as ruas), acompanhadas com pimentos assados, com um bom vinho e a boa da broa.


Aparecem também os manjericos e há que controlar a vontade de os cheirar. Reza a lenda que se forem cheirados normalmente, murcham (vai-se lá saber!).
A verdade é que com a chegada dos Santos, as noites deixam de ser silenciosas e passam a ser serões de festa. Cá no "iniciozinho" do norte (que é onde a pessoa mora :P) os Santos não são vividos com a mesma intensidade (infelizmente!). Por isso quem tiver a sorte de ser de Lisboa, Porto, Braga, e todos os locais onde estas festividades se vivem com alma e coração, aproveitem! :D

Eu cá fico-me a ver as marchas pela TV :P 
Beijinhos!

-Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.