copo menstrual

Copo Menstrual - Uma alternativa Confortável e Ecológica

15.11.18

Hello Awesome's!

Hoje o assunto é direccionado para uma nova forma de proteção que pode ser usada enquanto estamos no período de menstruação: o copo menstrual. Este método é amigo do ambiente e torna-se uma excelente alternativa aos tampões e pensos higiénicos. Embora este não seja um método recente, uma vez que a primeira patente registada data de 1932, existem ainda muito tabu e muitos medos em relação a este assunto. Confesso que tive de pesquisar muito sobre o assunto, e ler muitas reviews para me lançar a experimentar, porque também ficava sempre de pé atrás.


Por isso, hoje vim apresentar-vos este menino que veio facilitar-me muito a vida e explicar-vos tudo direitinho, (com base na minha experiência), acerca do que é; de como se deve escolher; como se coloca e retira corretamente e desmistificar alguns mitos que existem.

cuidados de corpo

Queimaduras: O que fazer

13.2.18

Hello Awesome's! 
Hoje tardei, mas cheguei! Lamento por isso, mas apanhei uma constipação descomunal que me deixou de caixão à cova. Aquilo que vos venho falar hoje, embora seja da área da saúde, não está relacionado com o meu problema atual. Porém, é algo que pode acontecer. E o que é? Queimaduras
Quantas vezes mandamos ali um toquezinho e nos queimamos? E quantas vezes atuamos de forma errónia porque era o que os antigos diziam? Bastantes...


A pensar nisso, hoje falo-vos um pouco sobre queimaduras.

benefícios

Picantes: Benefícios e Malefícios

16.1.18

Olá Awesome's!
E estamos de volta! Yey! Como tem passado? Bem? Espero que sim !
Hoje é o dia internacional da comida picante e por muito que gostasse de vos trazer uma gordice alusiva ao tema, eu sou rapariga de poucos temperos e muito pouco picante. Ainda assim, esta comida de paladar apurado tem alguns benefícios (e malefícios também) para a saúde, que venho partilhar convosco.


Gostariam de saber mais sobre o assunto? Então acompanhem-me ;)

alimentação

Já Cheira a Natal | Ser Saudável no Natal

2.12.17

Hello Awesome's! 
Começou a contagem decrescente para o Natal ! É impressão minha, ou chegou muito rápido? Parece-me que sim, apesar de que por esta altura, no ano passado, a outra casa do BeYowesome já cheirava a Natal... E, bem, depois da Dii ter aberto esta fantástica época, eis que cá regresso com mais um pouco nesta temática.
Porém, hoje venho falar-vos de algo que foge às típicas decorações, roupas e maquilhagens...


Sendo o Natal uma época de excessos, decidi trazer-vos algumas dicas de como tornar este Natal num Natal mais saudável.
Contudo, quero sublinhar que não é por um dia, em 365/366 que a dieta se arruína. Claro que se sofrem de algum problema de saúde, devem ter algum cuidado. Porém, divirtam-se, provem as iguarias, deliciem-se com esta época. Aproveitem o Natal e tudo que ele tem de delicioso!
Vamos lá às dicas?

cancro da mama

Outubro Rosa

19.10.17

Hello Awesome's!

O mês de Outubro é considerado, a nível mundial, o mês Rosa. Como já referi neste post aqui , é fundamental tomarmos consciência de que a Prevenção é a nossa melhor aliada. 
Este mês está associado a duas datas importantes: 
  • 15 de Outubro: Dia Mundial da Saúde da Mama;
  • 30 de Outubro: Dia Nacional da Luta contra o Cancro da Mama.



Como o cancro da mama não afeta só mulheres, e visto que há muita gente que pensa o contrário, hoje decidi trazer-vos este post a explicar um bocadinho melhor o que é isto do "Cancro da Mama", quais os seus sintomas, o que devemos ter em atenção, ... 

cancro

Outubro, o mês Rosa!

10.10.17

Hello Awesome's! 

Mais uma vez venho com um tema dedicado à saúde. Como não poderia deixar de ser, visto que já Outubro vai adiantado, hoje trago mais uma homenagem aqueles seres corajosos que vivem a lutar com todas as forças e energias contra o famoso Cancro. E sim, chamo-lhe pelo nome. Não devemos ter medo de o encarar, de o nomear. Não devemos tentar chamá-lo de formas mais "atenuantes" quando nada o torna mais "leve", mais "suportável". E Outubro é e vai ser sempre o Mês Rosa. Não que eu ache que só se deva apoiar esta causa em Outubro. Na minha opinião todo o ano devia ser rosa, de janeiro a dezembro, visto que o cancro pode aparecer a qualquer altura e sem pré-aviso. Mas ter um mês rosa é ótimo. Serve para nós termos o cancro mais em consciência, ou então, para tentarmos consciencializar ainda mais as pessoas para este problema de saúde.


O Cancro da Mama é uma doença cada vez mais presente na nossa sociedade, e devem ter reparado já que cada vez mais se ouve falar de pessoas que sofrem com Ele.  Deixem-me só reforçar a ideia de que a Prevenção e a Deteção Precoce, tanto nestes casos de cancro da mama, como em qualquer outro tipo de cancro é o MAIS IMPORTANTE!



Este post de hoje serve mais para alertar e relembrar o tema, pois nunca deve ser esquecido e todo o apoio que pudermos dar vai ser o melhor que quem o receber terá nesta fase tão sensível e crítica das suas vidas.

Um beijinho, 

- Diii

cuidados com o sol

Cuidado com o Sol - O Assunto é Sério!

12.8.17

Hello Awesome's!

Hoje o assunto é sério! Uma vez que eu e a -C estamos a estudar Enfermagem achamos por bem usar o nosso espacinho para alertar sobre certos riscos e acabar com mitos relacionados com a área da saúde. Neste sentido, senti necessidade de vos alertar para os riscos que a exposição solar pode acarretar. 


Antes de mais quero deixar claro que o Sol é importante para o nosso organismo pois ajuda-nos na obtenção de Vitamina D (que é essencial para a manutenção do tecido ósseo e que também tem influências no sistema imunitário), por isso não devemos "excluir totalmente" a exposição solar. Existem vários tipos de exposição solar:

dieta

Dieta Mediterrânea: o que é e como implementar?

1.8.17

Olá Awesome's!
Recentemente vi alguns números publicados pela DGS que faziam referência aos hábitos alimentares inadequados dos portugueses, apresentando valores associados, por exemplo, ao consumo de sal, de refrigerantes e do produtos hortofrutícolas. Um dos aspetos que me chamou à atenção foi o facto de que 88% dos portugueses apresentam baixa adesão à dieta mediterrânea.


Clique aqui para ver o cartaz da Roda da Alimentação Mediterrânea.

A questão que levanto é: porquê um número tão elevado? Será por falta de conhecimento? Será por falta de acessibilidade a esse conhecimento? Será por falta de consciencialização disto? Outra razão não associada ao conhecimento? Não sei, mas a pensar nisto, hoje venho falar-vos um pouco da Dieta Mediterrânea, do que é e dalguns princípios associados a esta dieta.

calor

Cuidado com o calor!

20.6.17

Olá Awesome's!
Nos últimos dias, Portugal tem sofrido imenso com as temperaturas altas (principalmente nalguns locais, onde ronda ou até passa os 40º). Para muitos, estes dias significam praia/piscina, esplanadas e bebidas frescas. Contudo, apesar destas temperaturas criarem algumas boas imagens, devemos ter alguns cuidados para evitar os efeito do calor excessivo.

Embora o nosso corpo seja fantástico e trabalhe imenso para manter a nossa temperatura corporal constante, alguns grupos de pessoas poderão ter maior dificuldade em fazê-lo ou as condições não o permitam. Por exemplo, uma das maiores armas de arrefecimento corporal é o suor, que permite o arrefecimento à medida que o suor produzido evapora. No entanto, em locais de grande humidade no ar, o suor não consegue evaporar tão depressa como seria o ideal. Nisto, a temperatura do corpo aumenta, levando ao aumento da produção de suor e, consequentemente, à desidratação.

carne

Um Mês Sem... Carne de Porco

9.5.17

Hello Awesome's!
Quanto a vocês não sei, mas na minha casa muito se come carne de porco. Em sete dias da semana, cinco deve-se comer carne de porco.
No mundo da saúde, alguns estudos tem sido desenvolvidos que causam alguma controvérsia sobre se a carne de suíno é ou não saudável. Ainda assim, sendo uma carne vermelha, quando consumida em excesso trás vários malefícios para saúde, principalmente a cardiovascular.
Visto isto, e sendo a minha área profissional relacionada com saúde, decidi desafiar cá em casa a passar um mês sem carne de porco.

Vamos lá ver a que conclusões cheguei?

casa

Primeiros Socorros: O que ter em casa?

27.4.17

Oláá! 
Hoje venho falar-vos de algo que pode parecer muito básico e que qualquer pessoa no seu quotidiano tem alguns conhecimentos básicos, mas que, no entanto, é de grande importância: os primeiros socorros!

Os primeiros socorros são os cuidados iniciais que se prestam a alguém que se magoou ou adoeceu repentinamente, de modo a diminuir o sofrimento. Estes englobam diversos cuidados, que poderão ir de um controlo de hemorragias até à execução de manobras de Suporte Básico de Vida. 
Na minha opinião, sinto que qualquer pessoa deveria ter formação de primeiros socorros e de Suporte Básico de Vida, uma vez que podemos depararmo-nos na rua com situações mais urgentes em que um simples gesto pode fazer a diferença.

Ainda assim, no nosso dia-a-dia, deparamo-nos com situações em que necessitamos de ser "Enfermeiros" de nós próprios; desde cortarmo-nos acidentalmente, queimarmo-nos com o ferro de engomar, alguém esfolar um joelho... 
Por essa razão, apresento-vos uma lista daquilo que devemos ter em casa, de modo a prestar cuidados nas situações mais simples.

alimentação

Intolerância à lactose : a "doença que está na moda"!

28.3.17

Hello Awesome's!

Hoje venho com um post diferente dedicado à saúde. O título do post parece meio que um exagero, mas foi propositado! A verdade é que cada vez mais são diagnosticados casos de Intolerância à Lactose.


Muitos destes casos, por incrível que pareça, são de pessoas que toleravam perfeitamente a ingestão de lactose e que a partir de certo momento deixaram de o conseguir fazer, o que foi o meu caso! Explicando melhor a minha situação... 

dicas

Como utilizar correctamente os medicamentos!

12.3.17

Hello Awesome's!

Hoje venho falar de medicamentos, mais especificamente de como os devemos tomar/utilizar corretamente. Quero também tentar desconstruir certos mitos, ou ideias erradas que possam existir acerca deste assunto.


O meu objetivo com este post é chamar à atenção para a importância de ingerir corretamente os medicamentos, de termos a perfeita noção de como estes podem afetar negativamente a nossa saúde se não tomados como deve de ser!

colesterol

Um Grande Problema: Colesterol

6.3.17

Hello!
Lembram-se quando vos falamos das insónias, da nossa sugestão para as constipações, ou até das desvantagens de trabalhar por turnos? Bem, hoje trago-vos mais uma temática da área da saúde, relacionado com o Colesterol!
O Colesterol é um lípido (gordura) produzido no nosso organismo e que circula no sangue. Pode ser também encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, entre outros. Este é necessário para diversas funções vitais, como a produção de vitaminas e hormonas. No entanto, quando se encontra em excesso no sangue, torna-se perigoso, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, como o AVC.

alimentação

Trabalhar por Turnos: um problema para a saúde

22.2.17

Hello Awesome's!
Sabiam que 10% da classe trabalhadora portuguesa trabalha por turnos? Parece um número pequeno, eu sei, mas acreditem, este número é deveras importante. Não digo que seja um valor assustador, mas, pessoalmente, gostaria que fosse mais baixo.
E porquê? 
Porque trabalhar por turnos tem um grande impacto quer nos que trabalham por turnos, quer nos seus entes queridos.
Quem tem familiares que trabalham por turnos deve sentir um pouco o impacto que me refiro, principalmente no que toca à presença dessa pessoa em casa, que é irregular.
Porém, hoje venho falar-vos um pouco do impacto de trabalhar por turno naqueles que o fazem.
Acredito que conhecem o ditado "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer", correto? Pois bem, este ditado trás o pressuposto que para um funcionamento correto do corpo, é suposto dormir durante a noite e acordo ao amanhecer.
Trabalhar por turnos vai contra esta ideia, já que muitos tem horários irregulares, impedindo a ciclo de vida regular, comparativamente àqueles com um horário normal.

2017

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

4.2.17

Hello Awesome's!

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Este dia tem como propósito unir a população, através da sensibilização e educação, para a luta contra o cancro. A campanha proposta em 2016 pela União Internacional de Controlo do Cancro, e que perdura até 2018 tem como lema "Nós podemos. Eu Posso."

Dia Mundial do Cancro


A ideia presente neste slogan é de passar a mensagem de que, cada um, pode (e deve!) ter um papel ativo: tanto no que diz respeito a ajudar e a acompanhar os doentes oncológicos e os seus cuidadores como, principalmente incentivar e motivar a população a fazer rastreios e a estar atenta aos sintomas que possam surgir, pois a prevenção é o melhor remédio! 

chá

Constipação: O meu remédio milagroso

29.1.17

Olá! 
Hoje venho partilhar convosco um enorme sofrimento meu: constipações
Na altura de transição para o Outono, para o Inverno e para a Primavera, não falha. A tendência para ficar doente é fenomenal! Vejam isto: sou tão sortuda que até no verão consigo ficar engripada. Espetacular, certo?
Porém, eu não sou grande fã de tomar comprimidos como se fossem pintarolas, pelo que sempre procurei formas de contornar a situação. Há cerca de dois anos descobri algo que funcionou às mil maravilhas comigo e hoje venho partilhar convosco). O tal Remédio Milagroso é, nada mais nada menos que... CHÁ DE GENGIBRE.

ansiedade

Stress: O "demónio" que não nos larga!

19.1.17

Hello Awesome's!

 Em algumas universidades o pessoal já está em época de exames, noutras vai começar brevemente, (no meu caso falta menos de uma semana), por isso hoje venho falar-vos do stress e ansiedade que são muito comuns nestas alturas, quer de exames, quer de frequências, (ou até mesmo testes!). Este stress é natural, não penses que só acontece contigo, e nem sempre é negativo, pois pode fazer com que a tua produtividade seja aumentada. Quando é em excesso é que não ajuda nada, muito pelo contrário, pode fazer com que bloqueies e não desenvolvas mesmo... 


 Apresento-vos agora uma lista daqueles que, na minha opinião, são os principais causadores de stress e dicas para os tentares ultrapassar da melhor forma!

desporto

Home Made Gym

13.1.17

Hello Awesome's
Sim, eu sei, o ano novo já lá vai. Mas os pensamentos de "novo eu..." ainda cá se mantém. No ano passado tinha a ideia de tentar fazer mais exercício. Ainda durou uns mesinhos, mas regressou novamente a ideia. Por isso, este ano regressa o desejo de praticar mais atividade física (e, por favor, que passe à prática em vez de se manter num desejo!).
O problema é que, com os horários inconstantes e a carteira manter-se meia vazia, as idas ao ginásio ficam em stand by. Mas isto não é impedimento para ficar alapado em casa! Não senhora!
A pensar nisto, hoje trago-vos uma espécie de "ginásio em casa", ou simplesmente formas de poderem fazer desporto sem ir a um ginásio.

dicas

Insónias:"hasta la vista!"

11.1.17

Hello!

Hoje o post será dedicado ao sono. É comum ouvirmos dizer que " é necessário dormir cerca de 8h por noite", " deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer"... mas, afinal, porque é que dormimos? A verdade é que dormir é tão essencial como respirar e torna-se inevitável. Por muito que tentemos evitar, o sono surge tão naturalmente como a fome, por exemplo, e quando não o fazemos notamos que o nosso corpo não reage da mesma forma. Começamos a apresentar dificuldade de concentração, irritabilidade, aumento de stress, e por vezes, começamos a ficar fracos pois o nosso sistema imunológico fica fragilizado.

Comecemos por explicar em que é que consiste o sono...

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.