Um Grande Problema: Colesterol

6.3.17

Hello!
Lembram-se quando vos falamos das insónias, da nossa sugestão para as constipações, ou até das desvantagens de trabalhar por turnos? Bem, hoje trago-vos mais uma temática da área da saúde, relacionado com o Colesterol!
O Colesterol é um lípido (gordura) produzido no nosso organismo e que circula no sangue. Pode ser também encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, entre outros. Este é necessário para diversas funções vitais, como a produção de vitaminas e hormonas. No entanto, quando se encontra em excesso no sangue, torna-se perigoso, aumentando o risco para doenças cardiovasculares, como o AVC.

Há dois tipos de colesterol a circular no nosso organismo: o HDL e o LDL

  • HDL: é o "bom colesterol", dado que limpa o excesso de colesterol para fora das artérias, levando-o até ao fígado onde serão eliminados. Desta forma, impede o depósito de colesterol e diminui a formação de placa de gordura. 
  • LDL: é o "mau colesterol", uma vez que se houver em demasia no corpo, pode acumular-se nas células e na parede das artérias e levar a entupimentos; ou seja, é prejudicial para a saúde. 

Visto isto, a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício regular não assenta apenas no facto de que nos tornar mais elegantes, mas especialmente porque previne diversas doenças. O importante é sermos saudáveis! 
Assim sendo, apresento-vos de seguida uma pequena tabela onde tem os alimentos a serem evitados e quais os aconselhados em substituição, caso queiram melhorar um pouco alguns erros cometidos ;)

Sei que é difícil levar, à risca, uma dieta exigente. 
Eu própria adoro comer e muitas algumas vezes cometo uns crimes. Mas, consciente das consequências que isto trás para a minha saúde e para a dos que gosto, tenho tentado implementar algumas regras e ir-me adaptando a novos gostos. 

Que acham de fazerem o mesmo? Umas coisinhas aqui e ali, a ver se aos poucos vamos lá ;)

Sei igualmente que muitas das coisas que fazem bem são mais caras e nem sempre temos dinheiro para tal. Ainda assim, podemos tentar aproveitar algumas promoções de quando a quando; ou compensar na prática de exercício físico.

 Pensem: por uma vida mais saudável e um futuro com qualidade ;)

E mais: é possível comer-se bem e ser-se saudável!

Conheciam algumas destas dicas alimentares? Implementam alguma?
Partilhem connosco algumas das vossas dicas saudáveis!

Beijinhos,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.