Intolerância à lactose : a "doença que está na moda"!

28.3.17

Hello Awesome's!

Hoje venho com um post diferente dedicado à saúde. O título do post parece meio que um exagero, mas foi propositado! A verdade é que cada vez mais são diagnosticados casos de Intolerância à Lactose.


Muitos destes casos, por incrível que pareça, são de pessoas que toleravam perfeitamente a ingestão de lactose e que a partir de certo momento deixaram de o conseguir fazer, o que foi o meu caso! Explicando melhor a minha situação... 


Tenho 21 anos e sempre bebi leite, aliás eu adoro leite. Sou daquelas pessoas que bebia leite todos os dias: leite normal, com cereais, com chocolate, enfim vocês entendem... No ano passado comecei a ter uma sintomatologia muito estranha sempre que bebia leite, o que não era normal em mim! Vim então a descobrir que sou Intolerante à Lactose. Como devem calcular fiquei perplexa e não queria de todo acreditar como é que de um momento para o outro o meu organismo recusava a lactose... Informei-me melhor e a verdade é que é "normal" isso acontecer e está cada vez mais comum na nossa sociedade, infelizmente! 

 Explicando melhor em que consiste a doença:
A Intolerância à lactose é uma reação adversa ao leite de vaca, habitualmente mais diagnosticada entre adolescente e adultos.


Isto acontece porquê?

A lactose (que vulgarmente é chamada de "açúcar do leite") é um dissacarídeo composto por glicose e galactose. Normalmente, para que esta lactose seja absorvida pelo nosso corpo, precisa de ser hidrolisada, ou seja, quebrada nos seus dois componentes pela lactase que é uma enzima localizada no nosso intestino delgado. Quando nos é diagnosticada esta doença significa que temos uma diminuição da atividade da lactase no intestino delgado o que vai fazer com que haja uma má digestão da lactose, daí nos tornarmos intolerantes. 

 Existem dois tipos mais específicos de intolerância:


No meu caso tenho deficiência primária da enzima lactase pois o meu estado de intolerância é permanente, ou seja, vai-me acompanhar toda a vida e não tem cura. Felizmente ( se é que posso dizer assim) o meu organismo ainda tolera alguma ingestão de produtos com lactose. Posso beber uma pequena quantidade de leite por dia, e suporto a ingestão de todos os derivados do leite como iogurtes, queijos, etc... sem manifestar qualquer tipo de sintomas, o que eu agradeço imenso! 

Uma coisa que me preocupa é a quantidade de pessoas que cada vez mais se tornam intolerantes à lactose, porque não é de todo normal isto acontecer assim! (Ainda não está cientificamente provado mas desconfia-se que, para além daqueles fatores que referi anteriormente, estas intolerâncias sejam causadas por toxinas que se podem encontrar em produtos processados e que afetam o nosso intestino, o que é muito assustador!)


Quais os alimentos que se devem substituir? 

Dependendo do grau de intolerância os alimentos a substituir podem ser diferentes! 
Contudo devem evitar-se os produtos que contêm lactose como o leite e seus derivados (iogurtes, queijos, manteigas, etc...). É necessário ter muita atenção aos rótulos dos alimentos porque, por exemplo, o fiambre também contêm uma quantidade (ainda que mínima) de lactose que pode afetar o nosso organismo. 

Para não excluir estes alimentos da nossa alimentação, podem ser substituídos por: 
  • Produtos sem lactose : já existem imensas marcas no mercado com produtos deste género;
  • Produtos com soja : como leite de soja, iogurtes de soja, queijos de soja, etc... (confesso que eu pessoalmente não aprecio de todo leite de soja, já experimentei e não gostei mesmo) 
Estes são alguns exemplos, pois existem imensos substitutos! 


Deve prestar-se também muita atenção ao que se perde quando excluímos totalmente o leite da nossa alimentação!



Para evitar esta perda e manter o aporte nutricional dentro dos padrões adequados, é importante que consigamos dar ao nosso organimos estes nutrientes a partir de outros alimentos como por exemplo em alimentos ricos em cálcio, em ovos, entre outros!

É importante referir que qualquer alteração que se faça na dieta deve ser acompanhada por um profissional de saúde, neste caso um nutricionista, para evitar complicações ao nível do estado nutricional!

E desse lado, alguém sofre de intolerância à lactose?
Espero que estas informações vos sejam úteis! 

 Beijinhos,
- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.