Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

4.2.17

Hello Awesome's!

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Este dia tem como propósito unir a população, através da sensibilização e educação, para a luta contra o cancro. A campanha proposta em 2016 pela União Internacional de Controlo do Cancro, e que perdura até 2018 tem como lema "Nós podemos. Eu Posso."

Dia Mundial do Cancro


A ideia presente neste slogan é de passar a mensagem de que, cada um, pode (e deve!) ter um papel ativo: tanto no que diz respeito a ajudar e a acompanhar os doentes oncológicos e os seus cuidadores como, principalmente incentivar e motivar a população a fazer rastreios e a estar atenta aos sintomas que possam surgir, pois a prevenção é o melhor remédio! 


Segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro os objetivos desta companha são:

Inspirar. Motivar. Agir.  

Todos juntos podemos trabalhar para promover melhores respostas à doença oncológica, reduzindo os seus impactos negativos.

Devem ser exigidas ações que contribuam para: 
                - prevenir o cancro;
             - para diminuir o número de mortes prematuras causadas por ele;
                - melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos.


Desafiar Perceções.
Podemos acabar com os mitos sobre o cancro e reduzir o estigma associado à doença oncológica.

      - Em muitas culturas e sociedades o cancro ainda é considerado tabu.

      - Devem ser aumentados os recursos para melhorar o conhecimento na comunidade sobre o cancro, a sua prevenção e tratamento, para assim combater e diminuir a desinformação que, infelizmente ainda existe. 


Melhorar o Acesso aos Cuidados de Saúde.

A implementação de uma cobertura universal em saúde pode eliminar as barreiras no acesso a cuidados de saúde.

            - Devemos assegurar que os indivíduos e respetiva família , independentemente da sua zona de residência ou condição económica, têm igual acesso a tratamentos e oportunidades para prevenir e controlar o cancro.


Aderir aos Programas de Rastreio.

Diagnóstico precoce do cancro = maior taxa de sobrevivência.

        - É importante conhecer e saber identificar os sinais e sintomas de alerta para o cancro.  É ainda mais importante sensibilizar para que a comunidade tenha uma participação ativa nos programas de rastreio, principalmente em casos de cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colorretal (onde a evidência científica comprova a importância dos rastreios.)


Falar sobre o Cancro.


Se divulgarmos informação sobre este tema da doença oncológica podemos tornar-nos ativos na prevenção da mesma e na defesa dos direitos dos doentes oncológicos. 






Fazer Escolhas Saudáveis.

Com a adoção de um estilo de vida saudável poderiam ser evitados cerca de 1/3 dos cancros mais comuns!

As nossas opções influenciam fortemente a nossa saúde! Para reduzir o risco de cancro é importante deixar de fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis.




Informar e Impulsionar.

É importante informar os doentes no sentido de manterem um papel ativo na decisão terapêutica. 

                - Os cuidados devem ser centrados no doente, e este deve ser considerado "parceiro de cuidados" da equipa multidisciplinar que lhe estiver a prestar os mesmos. Para isso, é importante a defesa e valorização da autonomia do utente, dos seus direitos, e da proteção contra o erro ou negligência dos cuidados de saúde.


Ajudar os outros.
Para melhorar a qualidade de vida do doente oncológico devemos ajudá-lo a adaptar-se às alterações que ocorrerão na sua vida, inerentes à doença. O apoio de amigos, familiares ou colegas vai tornar-se fundamental. 

- Este apoio pode, dependendo da necessidade do doente, ter de permanecer mesmo após a conclusão dos tratamentos, onde devemos ajudar a pessoa a lidar com todo o impacto físico e emocional causado tanto pela doença como por todo o processo. 


Dar esperança e apoio pode fazer uma grande diferença! 

Para finalizar este post, quero deixar um beijinho a todas as pessoas que, neste momento estão no "campo de batalha" a lutar pela sua vida contra o Cancro. Espero que se mantenham com força, com vontade de viver, e que lutem sempre, de forma positiva, pois nada é impossível! Força!

Se estiverem com alguma dúvida, ou quiserem saber mais sobre este dia e sobre este assunto, aconselho-vos a visitar o site oficial da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Beijinhos!

- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.