Stress: O "demónio" que não nos larga!

19.1.17

Hello Awesome's!

 Em algumas universidades o pessoal já está em época de exames, noutras vai começar brevemente, (no meu caso falta menos de uma semana), por isso hoje venho falar-vos do stress e ansiedade que são muito comuns nestas alturas, quer de exames, quer de frequências, (ou até mesmo testes!). Este stress é natural, não penses que só acontece contigo, e nem sempre é negativo, pois pode fazer com que a tua produtividade seja aumentada. Quando é em excesso é que não ajuda nada, muito pelo contrário, pode fazer com que bloqueies e não desenvolvas mesmo... 


 Apresento-vos agora uma lista daqueles que, na minha opinião, são os principais causadores de stress e dicas para os tentares ultrapassar da melhor forma!


  1.  Um dos grandes problemas destas épocas é deixar a matéria acumular e só nos darmos de conta do que temos de estudar à última da hora! Deixar matéria acumular é o pior que podes fazer! Depois vais andar a contar os minutos e as páginas que tens de estudar para ver se consegues estudar tudo, o que vai fazer com que te stresses ainda mais, tornando-se num ciclo vicioso sem fim que só te vai prejudicar!

 DICAS: 


I. Organiza bem o teu tempo: Tenta acordar razoavelmente cedo para aproveitares melhor o dia! Não deixes acumular a matéria! Tenta organizar-te da melhor forma, faz planos de estudo com horários ( ao estares em casa é muito fácil que te distraias com "n" coisas e não estudes, ao planeares o estudo meio que te "obrigas" a cumpri-lo, o que pode resultar muito bem se te mantiveres fiel a ele), tenta estudar o que achas mais complexo quando te sentires com mais energia, define objetivos ( por exemplo: "hoje tenho de conseguir estudar o capítulo X"), planeia horas de descanso também (fazem imensa falta. Por exemplo, após uma hora de estudo descansa 10/15 minutos para poderes esticar as pernas, ires hidratar-te, para "desanuviares" um bocadinho a cabeça). 

II. Faz resumos: Escreveres a matéria por ti, com a tua interpretação, muitas vezes ajuda a decorares melhor. Fazer esquemas, tópicos, associações, sublinhar as partes importantes, tomar notas podem facilitar-te depois no estudo.
_____________________________________________________________

     2. Outro problema que vai afetar muito a tua produtividade é não dormires o suficiente! Fazeres noitadas a estudar para compensar na matéria / porque achas que vais conseguir "aprender muito mais", só te fazem mal... Outro problema é quando decides não estudar mas adormecer também se torna num Inferno. Conseguir adormecer, dormir uma noite inteira sem acordar com "ataquinhos", ou sem ter pesadelos com os exames, torna-se um desafio... Descansar faz muita falta, e se não o fizeres vais andar durante o dia a "bater com a cabeça" por causa do cansaço e do sono acumulado, o que faz com que no dia a seguir a tua produtividade não esteja no máximo. 



 DICAS: 

Neste caso aconselho-te a ires espreitar o post que eu fiz sobre insónias, onde tens uma lista de estratégias que te podem ajudar a dormir melhor! ;) 
_____________________________________________________________

      3. Comer de forma equilibrada e saudável é todo um desafio que se atravessa nestas alturas, não é verdade? Quem passa por estas fases sabe que o nosso corpo tem o dom de só querer saber de porcarias ( chocolates, bolachas, gomas, fastfood, e por aí fora...). Quem mora longe dos pais sabe também que cozinhar torna-se torturante, e que não apetece nada mesmo andar com "cozinhados masterchef" todos XPTO e muito saudáveis... Só apetece fazer coisas rápidas, ou então enfiar qualquer coisa no microondas ou no forno que após x minutos milagrosos saía prontinho a comer (risos). Já para não falar que pode acontecer um desastre, como nestas alturas devido ao stress e à falta de tempo temos a mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo, pode acontecer de deixarmos o "tacho ao lume", irmos rever só aquela parte da matéria que nos está a aborrecer (enquanto a massa coze para depois juntar o atum (ahahaha)) e o tempo vai passando, esquecemo-nos de ir lá ver e quando lá chegamos já pegamos fogo à cozinha! (isto é só uma brincadeira, não se afastem dos fogões! ahaha)


 DICAS:

I. Toma um bom pequeno-almoço! Esta refeição é a mais importante do dia! Toma um pequeno-almoço reforçado que vai fazer com que comeces o dia com energia, o que vai ajudar na tua concentração. 

II. Leva uma garrafa com água para o pé de ti e vai-te hidratando. 

III. Vai comendo pequenos "lanches" a cada 2/3horas, mas não abuses nos doces! Come fruta, alimentos frescos, mas evita ao máximos gomas e demasiado açúcar... Caso te apeteça mesmo, podes sempre comer um quadradinho de chocolate preto que também ajuda na concentração!
_____________________________________________________________

      4. Facebook / Redes Sociais: Sim, vocês sabem que é verdade! As redes sociais, principalmente o Facebook, são das piores distrações nestas alturas... Muitas vezes dás por ti nas redes sociais só "a ver o que se passa" porque tudo é mais interessante do que estudar! 


DICAS:

I. Se não te faz realmente falta para estudares, mantém o computador desligado e o telemóvel longe de ti, para não teres a tentação de lá ir espreitar!

II. Estabelece momentos para ires às redes sociais, por exemplo nos minutos de descanso! Estabelece tempo limite para estar online, porque senão vais só por 5 minutos e quando te dás de conta passaram horas e ainda não voltaste ao estudo! 
_____________________________________________________________

       5. Pensamentos negativos: são muito comuns, o que pioram o stress e a ansiedade e acabam por te prejudicar... 

 A minha dica é tentares relaxar e esforçar-te para afastar esses "monstrinhos" (pensamentos negativos) e tentares manter-te mais positivo/a! Vais ver que no final, se realmente te aplicares tudo corre pelo melhor! 

_____________________________________________________________

 E foram estas as minhas dicas, espero que vos ajude a gerir melhor o stress! 

Um último conselho é: pensem no vosso futuro, eu sei que custa por vezes estar "fechado do mundo a estudar por horas e horas" mas no fundo acaba por compensar! ( Não te esqueças de manter a tua vida social ativa, sai com os amigos, vai tomar um café, para também te distraires um bocado). A vida não é fácil, entrar na faculdade não é fácil, tirar um curso não é fácil, arranjar um emprego na área pode não ser fácil mas também nada disso é impossível! 

Por isso mantenham-se com vontade, por muito que não apeteça estudar, esforcem-se e no final tudo corre bem!


 "Foca-te no estudo. Eu sei que é difícil, mas acredita em mim, vai valer a pena!" 

 Beijinhos e Boa Sorte!

- Diii

 ( Todas as dicas são baseadas na minha opinião! Todas as imagens foram retiradas do Tumblr)





0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.