Já Cheira a Natal | Ser Saudável no Natal

2.12.17

Hello Awesome's! 
Começou a contagem decrescente para o Natal ! É impressão minha, ou chegou muito rápido? Parece-me que sim, apesar de que por esta altura, no ano passado, a outra casa do BeYowesome já cheirava a Natal... E, bem, depois da Dii ter aberto esta fantástica época, eis que cá regresso com mais um pouco nesta temática.
Porém, hoje venho falar-vos de algo que foge às típicas decorações, roupas e maquilhagens...


Sendo o Natal uma época de excessos, decidi trazer-vos algumas dicas de como tornar este Natal num Natal mais saudável.
Contudo, quero sublinhar que não é por um dia, em 365/366 que a dieta se arruína. Claro que se sofrem de algum problema de saúde, devem ter algum cuidado. Porém, divirtam-se, provem as iguarias, deliciem-se com esta época. Aproveitem o Natal e tudo que ele tem de delicioso!
Vamos lá às dicas?

1. Atenção aos "pós" brancos da cozinha: O açúcar, o sal e a farinha são os três demónios da culinária. Fazem parte de praticamente todas as receitas e nesta época, com as doçarias, não se fala. Porém, há formas de contornar isto. Começando pelo açúcar, uma coisa muito simples que se pode fazer é colocar menos do que é dito nas receitas. Outra coisa é substituir o açúcar por outras opções que já existem no mercado, como adoçante ou stevia para bolos. Quanto ao sal, se for em doçaria, ver se o sal faz de facto falta. Já tive receitas em que dizia para colocar "uma pitada de sal", mas como sem ele não tinha qualquer diferença, não coloquei. Já nas refeições em si, uma alternativa ao sal são os temperos. Ou, então, colocar a "pitada de sal", mas ser mesmo uma pitada. Relativamente à farinha, podemos procurar farinhas menos refinadas, ou substituir por farinhas integrais (ou, para não alterar completamente, fazer parte farinha branca, parte farinha integral).

2. Procure sempre alternativas magras ou "light": Atenção! Nem sempre o que é light é mais saudável. Porém, para quem souber ler os rótulos, procurem alternativas com menor teor de gorduras e açúcares.


3. Dê preferência aos cozidos, assados e grelhados: Sei que há sítios que dão preferência ao polvo, outros ao peru e noutros o bacalhau. Há sítios que dão preferência aos três. A vantagem do Natal é que por norma estes são cozidos ou assados, o que torna bem mais saudável que os fritos. Porém, doçaria como as rabanadas ou os sonhos são fritas. Sei que pode não ser o mesmo, mas porque não experimentar? É diferente!

4. Prefira azeite, óleo de amendoim ou de coco: Ainda assim, há aquelas coisas que só mesmo fritas e, se tiver mesmo de ser, digam não ao óleo! Ainda dentro dos fritos, tentem secar ao máximo e escorrer a gordura. Outra coisa é quando regam as batatas cozidas, sei quem faz com óleo. Tentem experimentar com azeite. (ou, para os mais "adultos", podem fazer a coisa estranha que o meu pai faz: azeite, vinho tinto e um pouquito de cebola).


5. Moderação é a solução: Eu adoro ver a mesa de Natal cheia de doces diferentes. Mas muita comida leva a exageros. Por isso, a solução é a moderação. Eu sei que mais vale sobrar que faltar, mas que tal fazerem menor quantidade de doces. Comem de tudo, mas menos. Fazem uma espécie de tapas de doces (se isto tiver sentido :P). É original e menos calórico.

6. Abuse no que é bom: Na hora da refeição, abuse nos produtos hortícolas (excepto se for hipocoagulado, aí já precisa de ter atenção!). Verduras são, por norma, mais saudável e, como a couve é rica em fibra, dá uma maior sensação de saciedade. Os frutos secos, que também costumam estar na mesa de Natal, são também uma boa opção. Embora sejam ricos em ácidos gordos, trazem muitas vantagens para o sistema cardiovascular (sabiam que os cajus são bons para quem sofre de colesterol alto?). Além disso, há outros ingredientes que ajudam igualmente o metabolismo, como a canela e o gengibre.


7. Faça as refeições como normalmente: Eu sei que algumas pessoas tem tendência a saltar refeições porque comeram muito antes ou vão comer muito depois. Não o façam! Façam as refeições como normalmente, com as três refeições principais e lanches. 

8. Evita prolongar a refeição da consoada até ao ano novo: Eu sou culpada disto. É quadra festiva, é para comer do Natal até ao ano novo. Mas assim deixa de ser 1 dia e passa a ser 1 semana... Restrinjam as gordices aos dias das festividades. 

9. Procure praticar exercício: Seja na correria para comprar as prendas de Natal, seja a brincar com os mais pequenos, seja a fazer caminhadas com a família para ver as decorações natalícias na cidade, procure não ficar parado. Outra opção é, nas horas vagas, apostar em exercícios em casa.


E voilá! 
Dicas simples, mas provavelmente complicadas de cumprir.
Acima de tudo, aproveitem as festividades rodeados daqueles que mais amam e divirtam-se, sem pensar na balança. Terão tempo de sobra no novo ano para queimar as gordurinhas ;)

Beijinhos,
- C'

2 comentários

  1. Essa semana é sempre complicada no que toca a comida, é preciso ter atenção :)
    Eu utilizo sempre azeite e raramente oleo :)

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, é uma semana complicada ! Se conseguirmos mudar umas coisinhas, por mais pequeno que seja, já faz diferença.
      Fazes muito bem ;)
      Beijinho*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.