Cuidado com o Sol - O Assunto é Sério!

12.8.17

Hello Awesome's!

Hoje o assunto é sério! Uma vez que eu e a -C estamos a estudar Enfermagem achamos por bem usar o nosso espacinho para alertar sobre certos riscos e acabar com mitos relacionados com a área da saúde. Neste sentido, senti necessidade de vos alertar para os riscos que a exposição solar pode acarretar. 


Antes de mais quero deixar claro que o Sol é importante para o nosso organismo pois ajuda-nos na obtenção de Vitamina D (que é essencial para a manutenção do tecido ósseo e que também tem influências no sistema imunitário), por isso não devemos "excluir totalmente" a exposição solar. Existem vários tipos de exposição solar:


1. Exposição Ocasional - Ocorre quando saímos à rua, quando andamos de carro, quando vamos passear, em que nos expomos ao sol naquela situação em específico sem nenhum objetivo associado.

2. Exposição de Recreio - Ocasiões em que vamos fazer picnic's, ou atividades desportivas / de lazer para a rua.

3. Exposição Solar no Trabalho - Ocorre em pessoas que trabalham ao ar livre, como o caso dos jardineiros, construtores civis, agricultores, pescadores, entre outros.

4. Exposição Intencional - Esta é uma das mais perigosas (juntamente com a anterior) e é a que eu venho falar hoje! É aquele tipo de exposição onde existe o objetivo de bronzear.


Quais os riscos associados à Exposição Solar?

1. Queimaduras Solares - também designadas por eritemas solares, são o efeito mais frequente e imediato da exposição ao sol. São dolorosas, causam mal estar e o processo curativo das mesmas requer muito cuidado e atenção e é demorado.


2. Acne - A exposição ao sol faz com que a pele fique suada e produza mais sebo o que leva ao aparecimento / agravamento do acne. Além disso, a sudorese excessiva cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos que causam acne.


3. Herpes - Quem tem herpes sabe que estes aparecem e desaparecem constantemente e que não têm cura. A exposição ao sol ajuda a que eles apareçam.


4. Melasma - Também conhecido como "pano da gravidez", o melasma refere-se às manchinhas acastanhadas que vão aparecendo na pele. Trata-se de hiperpigmentação da pele.


5. Alergia ao Sol - Manifesta-se por zonas de vermelhidão, comichões, erupções cutâneas e fotossensibilidade. Podem também aparecer umas feridas que são designadas queratoses.

6. Problemas nos olhos - A exposição ao sol sem a utilização de óculos de sol adequados, com bons filtros de radiação, pode causar queimaduras da córnea o que leva a uma maior probabilidade de se formarem cataratas.


7. Envelhecimento Precoce - A exposição ao sol sem a utilização de protetor solar aumenta o aparecimento de rugas (muitas vezes precocemente!) e de manchas castanhas na pele (melasmas) características do envelhecimento precoce. 


8. Cancro da pele - Normalmente, as células das várias camadas da pele crescem, multiplicam-se e morrem, num processo de renovação permanente. O cancro da pele resulta de uma perturbação neste processo que é o ciclo da vida celular. Os agentes carcinogénicos ambientais, nomeadamente a radiação ultravioleta da luz solar (UV), podem estimular o crescimento exagerado das células da epiderme (hiperplasia) e originar mutações no ADN que levam ao aparecimento de células anormais. Estas células, quando se multiplicam, originam um clone celular atípico (displasia), que se continuarem a proliferar de forma descontrolada, acabam por originar uma lesão maligna localizada que, gradualmente, vai aumentando de volume e acaba por se tornar num tumor (neoplasia). 
(Este tópico tem imensa informação pois existem vários tipos de cancro da pele, mas que serão abordados noutro post, se vocês quiseres, de forma mais detalhada! ) 


Que cuidados deves ter com o sol?

  • Faz uso de um protetor solar adequado ao teu tipo de pele, mesmo nos dias nublados. Se tens a pele clara, com muitas sardas ou sinais, escolhe um protetor solar com índice de proteção mais elevado. Aplica o protetor solar pelo menos 20 minutos  antes de sair de casa, em quantidades generosas. Ao longo do dia, renova o protetor solar, pelo menos de duas em duas horas e a cada vez que saires da água. Evita a exposição solar nas horas de maior calor (11h-16h).

  • Protege o teu cabelo, utilizando um protetor solar capilar ou um chapéu. 

  • Usa sempre óculos de sol adequados e com filtro de radiação solar (cuidado com os óculos dos chineses e marcas que não asseguram a devida proteção aos raios solares)

  • Hidrata-te bebendo, no mínimo 1,5l a 2l de líquidos por dia e vai aplicando um bom creme hidratante no rosto e no corpo após a exposição solar. 

  • Contina a aplicar o protetor solar, mesmo depois do teu corpo já estar bronzeado.

E foi este o post de hoje!
Alguma dúvida?

Beijinhos,
- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.