1 de Abril, Dia das Mentiras!?

1.4.17

Hello Awesome's!

Desde sempre que é comum, na sociedade, associar o dia 1 de Abril ao Dia das Mentiras. Mas a verdade é que muita gente não sabe o porquê de se fazer essa associação, nem como surgiu esta "moda" (um tanto ou quanto idiota, a meu ver!). Como eu também não fazia ideia decidi ir investigar e trazer-vos uma justificação para tal acontecimento.


Apesar de não se saber ao certo a origem do Dia das Mentiras e, embora haja imensas histórias acerca do nascimento deste dia, a justificação mais lógica que encontrei está relacionada com as mudanças que ocorreram no calendário anual. Eu explico...



Rei Carlos IX de França

Reza a história que, até 1564, o Ano Novo era festejado a 25 de março (com a chegada da Primavera) e que estas festividades permaneciam até dia 1 de abril, onde se realizava uma troca de presentes. Esta "passagem de ano" durou até o rei francês Carlos IX trocar a voltas às pessoas ao adotar o calendário gregoriano. Isto acontecem em 1564, quando Carlos IX adotou finalmente a nova data, que coincidiu com o primeiro dia de abril. Uma vez que, os "meios de comunicação" eram precários e, consequentemente as notícias demoravam o seu tempo a percorrer o reino, tornou-se difícil fazer com que toda a população recebesse a notícia o que fez com que em muitos lugares se continuasse a festejar o ano novo a 25 de março. Para além disso, a população sendo resistente à mudança, ignoraram o novo calendário e as ordens do rei durante anos, e continuaram a seguir fielmente o antigo calendário. A partir desse momento espalhou-se por França e, posteriormente, pela Europa e pelo mundo o ritual de se ofereceram falsos presentes e de se contarem histórias falsas nesse dia. Por este motivo, o 1 de abril passou, assim, a ser sinónimo de uma data que não se leva a sério, expressão máxima de gozos e mentiras.

E pronto, segundo parece tudo começou com a ordem de um Rei!
Já alguém conhecia esta história?

Beijinhos,
- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.