Picantes: Benefícios e Malefícios

16.1.18

Olá Awesome's!
E estamos de volta! Yey! Como tem passado? Bem? Espero que sim !
Hoje é o dia internacional da comida picante e por muito que gostasse de vos trazer uma gordice alusiva ao tema, eu sou rapariga de poucos temperos e muito pouco picante. Ainda assim, esta comida de paladar apurado tem alguns benefícios (e malefícios também) para a saúde, que venho partilhar convosco.


Gostariam de saber mais sobre o assunto? Então acompanhem-me ;)

Começando pelo lado positivo, quais são os benefícios da comida picante?
  • Congestão Nasal: a capsaicina é um composto químico existente, por exemplo, no wasabi ou nas pimentas chili que, ao ser consumido acaba por, de certa forma, viajar até à fossa nasal, ativando os recetores de calor, causando inflamação e irritação das mucosas. Como mecanismo de defesa, o corpo produz mais muco para tentar expulsar este químico, o que levará à necessidade de "assoar o nariz". Como tal, quando constipados ou com gripes, poderão recorrer a comidas picantes ou, por exemplo, a chá de gengibre (que falei aqui).
  • Aceleram o metabolismo: os alimentos picantes são termogénicos, ou seja, são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, trazendo vários benefícios - como perder peso, estimular a digestão, melhorar a circulação...
  • Rica em antioxidantes: os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de outras moléculas. De certa forma, os antioxidantes protegem as células contra a ação oxidante de radicais livres (sendo que estes levam ao desenvolvimento de várias doenças crónicas e ao envelhecimento precoce). Como tal, alimentos ricos em antioxidantes minimizam o envelhecimento, melhoram a saúde e o aspeto da pele, ajudam a desintoxicar o organismo...
  • Melhora a qualidade de vida: para além do que falei, a capsaicina também tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas, muito vantajosas para a pessoa.
Ainda assim, estes alimentos devem ser consumidos com moderação, uma vez que também tem um lado negativo:
  • "Queimaduras" temporárias: embora seja temporariamente, a comida picante provoca uma sensação de ardor nas mucosas bucais e nasais, podendo retirar algum paladar. Além disso, esta sensação de ardor não se resume apenas a quando comemos comida picante, mas também ocorre quando tocamos na pele ou olhos após termos comida picante nas mãos.
  • Hemorroidas: por si só, a comida picante não provoca hemorroidas. Porém, se a pessoa já os tiver, o consumo de comida picante poderá levar à inflamação do local e agravar o estado das hemorroidas já existentes.
  • Gastrite ou úlcera gástrica: tal como no caso anterior, a comida picante não é causa de gastrite ou úlcera gástrica. Porém, pode agravar a sintomatologia, pelo que não deve ser consumida nestes casos.
  • Insónia: para descansar, o corpo precisa de baixar o ritmo. Porém, a comida picante como acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, comer comida picante ao jantar, poderá afetar o ciclo de sono.
E voilá!
De facto, a comida picante apresenta mais vantagens que desvantagens, existindo muitos mais benefícios para além daqueles que mencionei. Como tal, aproveitem esta comida, mas sempre como moderação.

Gostam de comida picante?
Beijinhos,
- C'

2 comentários

  1. Tenho muito pouca tolerância ao picante :/
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Infelizmente, também não me dou muito bem com comida picante...
      Pode ser que um pouquito aqui e ali vá ajudando a integrar na alimentação ;)
      Beijinho*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.