Regresso às Aulas | De volta à rotina...

2.9.17

Hello Awesome's!

O mês de Setembro começou e com ele vem o Regresso às Aulas. Eu sei que é uma fase chata, que exige muita adaptação e que nos custa muito a aceitar, afinal acabamos por começar uma época em que vamos passar mais de metade do nosso dia na escola e a outra metade a estudar. Para que tudo corra de forma mais positiva tenta aprender com os erros que possas ter cometido no ano passado, faz as coisas de forma diferente e melhor, e acima de tudo organiza-te para não perderes o rumo. 
Desta forma, e para que comeces o ano letivo com o pé direito e com menos dificuldade trago-te uma lista de dicas que te facilitam a vida na hora da adaptação à realidade e que farão com que a rotina seja mais leve!

As minhas dicas são:


1. Aproveita as férias ao máximo (mas!) sem esqueceres a escola a 100%
Aproveita bem as férias para descansar, repõe as energias, diverte-te com os teus amigos, dedica tempo à tua família, comete loucuras, parte à descoberta de novos horizontes, desafia os teus limites, faz o que te "der na gana!". Mas, (e se andares na Universidade sabes o quão isto é fundamental) planeia momentos em que te dediques a relembrar assuntos fundamentais da Universidade, para que o teu cérebro não descarte todo o trabalho que tiveste no ano anterior e para que assim comeces o próximo ano letivo com as bases necessárias (evitando ataques de ansiedade que te podem prejudicar). 
Podes aproveitar as primeiras semanas de férias para fazeres o que bem te apetecer e reservar momentos das últimas semanas para relembrares os conteúdos (mas não hibernes a marrar, não é isso que se pretende!)


2. Prepara-te de forma gradual
Como nas férias a tendência é "deitar tarde e tarde erguer", torna-se fundamental ir fazendo uma adaptação gradual àqueles que serão os teus horários em época de aulas. Aconselho-te a começar a fazê-lo na última quinzena de férias, de forma gradual, para que depois não te custe horrores conseguir adormecer, para que não sejam necessários vários despertadores para te arrancarem da cama, e para que não te sintas exausto logo no início do ano letivo.


3. Compra os livros e os materiais escolares de forma ponderada e consciente
Antes de correres como uma louca para os supermercados e para as papelarias revê e organiza o material escolar que tens do ano anterior, para assim poderes reciclar e poupar. Não deixes este processo para a última da hora porque pode causar-te ansiedade e preocupação. Após organizares os materiais que tens faz uma lista daquilo que realmente te fará falta (sem exageros!) e pesquisa quais as lojas que têm os produtos mais em conta ou mais adequados aos teus gostos.
Se frequentas o Ensino Básico/Secundário e necessitas de forrar os livros em casa, estipula um momento na última quinzena de férias para organizares esse processo.


4. Organiza o teu horário
Pesquisa pelo teu horário escolar na plataforma online da tua escola/universidade (ou desloca-te à mesma para teres acesso a ele) e planeia as tuas semanas de forma a teres um equilíbrio entre tempos de aulas e de atividades escolares/formações/workshops, com momentos de estudo em casa e atividades de lazer (não te esqueças que ter períodos para descansar é fundamental!)
Para te facilitar neste processo podes utilizar planners semanais onde consigas anotar o que pretendes fazer.


5. Se vais para a Universidade longe de casa...

- Procura onde vais ficar a morar: poderás optar pelas residências universitárias, ou então podes escolher ficar a morar num apartamento / casa alugada (dependendo da tua preferência e da tua capacidade económica.) Se vais para o primeiro ano é normal que te sintas confuso e que seja motivo de alguma ansiedade. O que te aconselho é que vás pesquisando lugares perto das universidades a que te candidataste para que possas comparar preços e condições de arrendamento, de forma a que mal saiam os resultados possas entrar em contacto com os donos e alugar / possas candidatar-te a um lugar da residência.

- Decide como te vais deslocar para a Universidade: Se ficares a morar perto e conseguires ir a pé para as aulas ótimo, menos uma dor de cabeça. Se por outro lado não tiveres a oportunidade de ficar perto da Universidade, mal saibas onde vai ser o teu local de residência pesquisa horários dos transportes e os preços para conseguires orientar-te e organizar-te consoante o teu horário e as tuas necessidades.

- Faz uma lista do que precisas: Se fores morar para uma residência universitária terás que te adaptar às regras da mesma (pois, muito provavelmente vais partilhar quarto e cozinha com outras pessoas), por isso informa-te do espaço que terás e do que podes levar.
Se fores para uma casa/apartamento a ideia é a mesma. Vê as condições, se terás de partilhar espaços com outras pessoas (especialmente o quarto) e faz uma lista daquilo que tens de levar para depois, a meio da semana não entrares em pânico por te teres esquecido de alguma coisa.
Dentro desses itens podes ter de levar: roupa de cama, toalhas de banho, panos de cozinha, comida, material escolar, roupa, tecnologias e seus carregadores (telemóvel, PC/Tablet), produtos de higiene e de limpeza, secador do cabelo, peças decorativas (opcional), bem vocês entendem...

E foram estas as minhas dicas para vocês!
O que acharam?
Desejo-vos um excelente ano letivo!

Beijinhos, 
-Diii

4 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.