Regresso às Aulas | Secundário vs Universidade

7.9.17

Hello Awesome's!

Antes de mais quero felicitar todos os novos "caloirinhos" que acabaram de entrar na Universidade. Se é o teu caso e estás a ler este post, muitos parabéns! E muita sorte para esta nova etapa da tua vida. Com este post quero mostrar-vos as diferenças mais significativas que existe entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior, para que assim possas ter uma ideia do que te espera...
(Estas diferenças são baseadas na minha experiência, por isso podem variar de Universidade para Universidade e entre professores!)


1. Faltas: Este aspeto não pode ser generalizado a todas as Universidades, por isso cuidado! Há quem tenha a ideia errada de que ir para a Universidade é sinónimo de "só vou às aulas quando me apetecer!". Em algumas isso até pode ser que aconteça mas, por exemplo, onde eu estudo há regime de faltas, ou seja, quem falta "demasiado" arrisca-se a chumbar. Tenham em atenção este aspeto e informem-se bem antes de cometer erros desnecessários.

2. Aulas: 

- No Secundário costumam haver aulas de 90minutos ou de 45minutos. Os professores vão dando matéria e acompanhando quase que "individualmente" o desempenho e a evolução de cada um. A matéria que é dada em cada bloco de aula não é, por assim dizer, "muita" e consegue-se quase sempre acompanhar (para quem estiver atento) aquilo que o professor diz.

- Na Universidade isso não acontece! Primeiro as aulas são mais longas (vais acabar por aprender a não adormecer nas aulas :P), podes vir a ter aulas de 3h ou 4h. As turmas são bem maiores e, regra geral, o professor não está "nem aí" para acompanhar um a um durante o tempo de aula. Se quiseres tirar dúvidas terás de combinar um horário com o professor (ou aproveitar o seu horário de atendimento se assim existir) e ir ao gabinete dele tirar as dúvidas. Há muita mais matéria para ser dada e o professor vai começar a disparatar matéria apartir do momento em que entra até à saída, e tu vais ter de tentar acompanhar tudo embora seja impossível. Muitas vezes os professores podem facultar-te as apresentações de PowerPoint mas, caso isso não aconteça, vais ter de ser tu a apontar tudo o que conseguires nas aulas e depois complementar com bibliografia.
Outra coisa... Podem vir a ter aulas T, TP ou P , ou seja, aulas Teóricas, Teórico-Práticas ou Práticas. Mas isso vai depender do curso que escolheram e da Universidade.

3. Períodos vs Semestre: No Secundário o teu ano escolar está dividido em 3 períodos. Na Universidade passas a ter o teu ano escolar dividido em 2 semestres, com épocas de exame pelo meio.

4. Disciplinas vs Cadeiras: No Secundário tens disciplinas distribuídas por todo o ano. Na Universidade passas a ter cadeiras que podem ser semestrais ou anuais.

5. Critérios de Avaliação:

- No Secundário a avaliação é feita por testes. Muitas vezes os professores davam os objetivos ou as páginas para estudar. Depois dependendo da disciplina podem ter associado um trabalho ou uma apresentação em PowerPoint.

- Na Universidade passam a ter frequências (em vez de testes) e que vão ser de uma quantidade absurda de matéria. Os professores não vos dizem os "objetivos" nem "o que vai sair" e, o que costuma acontecer é que vocês acabam por ter dossier's de matéria para estudar para aquela frequência, "matam-se" para conseguir estudar tudo, ou o máximo, e chegam lá e não sai nem metade daquilo que estudaram... É típico! Uma exceção que pode haver é alguns professores facultarem frequências de anos anteriores ou fichas com exercícios-tipo. Depois vai variar de universidade para universidade, e de professores por isso não vou dar muitos pormenores.

Só quero dizer que no meu caso, quase sempre temos um trabalho (ou mais!) associado à frequência, bem como relatórios, planos de cuidados e notas de evolução (que são específicos do meu curso, Enfermagem).

 E são estas as diferenças mais significativas que eu acho que existe entre os dois Ensinos. 
Espero que tenha sido útil! 

Beijinhos!
- Diii

2 comentários

  1. Acho que não estás bem a perceber à quanto tempo estou a procura de um artigo como este! Esclareceste-me imensas dúvidas que tinha em relação à Universidade! Muito obrigada. Ótimo post!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited | https://cielaunlimitedblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh fico muito contente! Pela tua reação suponho que entraste para a Universidade. Se é o caso, boa sorte e que tudo te corra bem! Acima de tudo diverte-te e aproveita esses anos.
      Beijinhos! *
      -Diii

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.