Viva à Gordice | Crepes

17.10.17

Olá Awesome's!
O último Viva à Gordice, foi há mais de um mês e, quanto a vocês não sei, mas começo a ficar com fome! Por isso, hoje decidi trazer-vos uma receita simples e deliciosa para adoçar o bico: Crepes!


Eu adoro crepes! Seja à sobremesa, seja num lanchinho especial, seja na feira medieval ou até num cafezinho com os amigos ... ;) Sabem tão bem em qualquer altura. E como gosto muito de vocês, hoje partilho, convosco, esta receita fantástica 😜



INGREDIENTES

* 250 ml de Leite
* 12 colheres de sopa de Farinha
* 3 ovos

PREPARAÇÃO


1. Numa bacia, mistura o leite e a farinha até ficar o mais homogéneo possível.
P.S: Se desejares, podes acrescentar uma pitada de sal para crepes salgados, ou uma colher de sobremesa de açúcar para crepes doces. No entanto, sem estes, ficam igualmente saborosos.

2. Acrescenta os ovos à mistura anterior, batendo tudo até ficar uma mistura homogénea e lisa.

3. Depois disto, deixa a massa repousar durante 30 minutos.


Após os 30 minutos, saberás que a massa está pronta a cozinhar se tiver várias bolhinhas, tal como podes ver na figura acima.

Com a ajuda de uma concha, coloca uma porção na frigideira. (A da figura é especial para crepes, no entanto um normal maiorzita funciona perfeitamente.)

Para espalhar mais facilmente a massa, de forma a ficar achatada, o ideal é que a frigideira esteja fria. Esta massa coze muito rápido, pelo que se tiver quente, esta solidifica mais rapidamente. O que eu faço é retirar a frigideira do lume, colocando-a sobre uma boca desligada e deixo lá enquanto preparo a próxima concha. Embora não fique fria, sempre arrefece um pouco. Depois, é só colocar a concha seguinte, espalhar e voltar a colocar ao lume.

Outro aspeto a ter em atenção é que se a frigideira não for anti-aderente, podem colocar um pouco de manteiga para não agarrar. Caso seja anti-aderente, a manteiga não faz falta. Porém, se for utilizada (em pouca quantidade), ajuda a que os crepes fiquem mais dourados.

Depois, é só repetir até toda a massa terminar.

A etapa da cozedura tem de ser feita muito rápido, pois a massa aquece rapidamente, pelo que não dá muito tempo entre colocar na frigideira e virar.

E voilá!


Agora é só decorar a gosto... (também podem comer assim, mas sabe sempre melhor com acompanhamento)
Para sugestões tenho: nutella, frutos secos miudinhos, morangos, doces/compotas/geleias, gelado, açúcar em pó... E cá entre nós, uma amiga minha gostava com duas bolas de gelado e um fiozinho de licor beirão por cima. Nunca experimentei, mas fica a sugestão ;)



Gostam de crepes?
Já experimentaram fazer em casa, ou preferem comer fora?
Qual é o vosso acompanhamento favorito?

Beijinhos,
- C'

6 comentários

  1. Eu mudava os ingredientes para algo mais saudável. Trocava a farinha por farinha de grão de bico, trocava os ovos por sementes de linhaça com água e o leite por aveia instantânea. Iam ficar mais saudáveis, mais bonitos e com menos sofrimento animal :)
    http://barbarabaltarejo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Para ser sincera, não conhecia algumas das coisas que falas, mas é sempre bom aprender coisas novas :)
      Bem, se decidires experimentar, depois diz-me como ficou. Procuro sempre coisas saudáveis!
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Como eu adoro fazer crepes! A tua receita leva menos ingredientes que a minha, tenho de experimentar para ver se gosto :D

    ESTÁ A DECORRER UM GIVEAWAY!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Bem, fiquei curiosa sobre a tua receita... Só conheço esta :)
      Se experimentares, depois diz-me o que achas! ;)
      Beijinho*

      Eliminar
  3. ótimo aspeto!
    Engordei só de ver e o pior é que são muito fáceis de preparar!
    Vou experimentar sem duvida ;)
    Beijinhos
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada :) São otimos e não é só no aspeto :P
      Se experimentares, diz-me o que achas ;)
      Beijinho*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.