Review | CLA Naturalia

26.10.17

Olá Awesome's!
Quem daqui tem alguma curiosidade relativa a suplementos? Bem, se a tens, o post de hoje é para ti.
Fomos convidadas, pela eneturala experimentar um produto e hoje venho falar-vos sobre ele. O produto chama-se CLA Naturalia.


Eu já experimentei vários suplementos, alguns receitados por médicos, outros na esperança de ajudar a ter um cabelo mais forte; mas nunca experimentei suplementos onde o intuito fosse perder peso. Para vos ser sincera, sou um pouco céptica relativamente a este último tipo, pelo que fiquei curiosa por experimentar este. Será que me provaria errada? Ou estarei certa e não funcionam?
Vamos lá ver o que tenho a dizer sobre isto.

Sei que o que vou dizer a seguir não vai dar resposta às questões que referi, mas é algo que quero mencionar. Uma das primeiras coisas que vão reparar quando abrem a embalagem é no cheiro. Não vos consigo descrever de que é, mas uma coisa vos posso dizer: é terrível! Eu não sei se é suposto cheirar assim, mas é mesmo mau. Quando o senti, perdi logo a vontade de experimentar seja o que for e até fiquei com algum receio de que fosse indicativo de que algo estava errado, mas como não sabia, segui em frente. Por isso, se decidirem experimentar este produto, não se assustem.


As cápsulas, em si, não são nada de incomum. Dado terem revestimento em gelatina e glicerina, aparentam tal como esperava. Elas, no entanto, não tem cheiro; o que pode parecer um pouco incongruente tendo em conta o cheiro dentro do frasco.
Segundo as indicações do frasco, eles aconselham a tomar 4 cápsulas por dia, 2 de manhã e 2 à noite. E eu segui estas indicações durante um mês, sendo que me pesei no início, a meio e no fim.

Antes de avançar, o que é suposto este suplemento fazer?
"CLA Naturalia é um suplemento alimentar composto por CLA (ácido linoleico conjugado), um ácido gordo essencial, eficaz na redução da gordura corporal e na perda de peso. O CLA deve ser tomado por quem procura tonificar rapidamente o corpo e reduzir a quantidade de gordura corporal, obtendo simultaneamente um fortalecimento do sistema imunitário e da massa muscular magra."
Tendo isto em consideração, posso resumir-vos rapidamente o que aconteceu. Gostaria apenas de frisar que durante este mês mantive os mesmos hábitos de alimentação e de exercício físico.
Assim sendo, posso dizer-vos que o meu peso perdido foi de... zero! Não perdi nem ganhei peso, pelo que este suplemento não faz qualquer efeito nesse sentido.
Quanto a reduzir a quantidade de gordura corporal, não vos posso dar uma opinião certíssima, porque não tenho um aparelho próprio para o fazer. Porém, durante este mês não senti diferença nenhuma do início para o fim.
Relativamente ao fortalecimento do sistema imunitário, também senti que não houve grande diferença, até porque fiquei doente.
Por isso, para mim, isto não funcionou. Porém, cada corpo é único e poderão reagir de forma diferente a este suplemento.

Contudo, gostaria de dizer que, embora os suplementos possam ajudar a atingir um objetivo, eles não substituem uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico. E, na minha opinião, se realmente querem perder peso e tonificar o corpo, não se importando em gastar dinheiro, peçam ajuda a profissionais qualificados (como nutricionistas e PT's), para que estes possam fazer planos, traçar objetivos e ajudar-vos a terem sucesso.

Antes de terminar, partilho convosco algo que uma amiga minha me ensinou sobre suplementos (ela está na área de farmácia e estudou sobre eles).
Infelizmente, os suplementos não têm a mesma vigilância rigorosa que os medicamentos têm. Vários suplementos que estão no mercado facilmente tem uma licença, mas não tem o mesmo rigor científico que outras terapêuticas têm. Os suplementos, para serem credíveis, tem de ter sido testados e ter documentação de estudos. Não me refiro a estudos gerais sobre um componente, mas estudos específicos daquele suplemento. A mesma substância pode ser usada em diferentes suplementos, e esses poderão ter diferentes resultados. Ter um estudo sobre a substância não dita a fidedignidade do suplemento. Por isso, antes de se aventurarem no mundo dos suplementos, estudem bem aquilo que colocam no vosso corpo.
Infelizmente, pedi estudos sobre o suplemento que vos falei, mas supostamente não podiam fornecer. E quando me aconselharam a falar com outro responsável, nunca obtive resposta. Esta atitude deixou-me com o pé atrás. Por isso, lembro: tenham cuidado!

E voilá!
Já se aventuraram pelo mundo dos suplementos?
Se sim, que acharam?

Beijinhos,
- C'

2 comentários

  1. Ainda não, nem quero mas fiquei mais tranquila com este post,normalmente utilizo vitaminas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Percebo o porquê da tua opinião. Também partilho parte dela, embora a curiosidade fale mais alto.
      Se te sentes bem com as vitaminas e te fazem bem, força nisso ;)
      Beijinhos*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.