Outubro Rosa

19.10.17

Hello Awesome's!

O mês de Outubro é considerado, a nível mundial, o mês Rosa. Como já referi neste post aqui , é fundamental tomarmos consciência de que a Prevenção é a nossa melhor aliada. 
Este mês está associado a duas datas importantes: 
  • 15 de Outubro: Dia Mundial da Saúde da Mama;
  • 30 de Outubro: Dia Nacional da Luta contra o Cancro da Mama.



Como o cancro da mama não afeta só mulheres, e visto que há muita gente que pensa o contrário, hoje decidi trazer-vos este post a explicar um bocadinho melhor o que é isto do "Cancro da Mama", quais os seus sintomas, o que devemos ter em atenção, ... 


Cancro da Mama: 
Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro , o cancro da mama:
" é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença. 
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. "
Cancro da Mama no Homem:
Segundo a mesma fonte: 
 " Em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. Grande parte da informação apresentada sobre o cancro da mama é, também, aplicável a homens com cancro da mama. 
 A investigação continua a esclarecer questões relacionadas com o cancro da mama: são descobertos novos dados acerca das suas causas e novos modos de prevenir, detectar e tratar esta doença. Assim, as pessoas com cancro da mama podem esperar uma melhor qualidade de vida e menor hipótese de morrer devido a esta doença." 

Agora que já "desmistificamos" esta questão de que "o cancro da mama só ocorre nas mulheres", vou apresentar-vos as formas de deteção da doença (uma vez que está provado que o tratamento para as doenças oncológicas têm uma taxa de sucesso superior aquando da doença ser detetada o mais cedo possível); os seus sinais e sintomas; os diferentes tipos de tratamento; (...) 


Deteção: 
Esta é a fase mais importante! 

Existem vários métodos para a deteção do Cancro da Mama, tais como:
  •  Autoexame da Mama: é um dos métodos mais importantes e que pode ser feito por qualquer um de nós, em casa. 

Deixo aqui uma imagem para poderem entender melhor como se realiza:





  • Exames Clínicos da Mama: São exames feitos por médicos, onde através da palpação mamária, podem confirmar ou esclarecer o teu autoexame da mama.
  • Mamografias de Rastreio: as datas dos rastreios, bem como os locais onde se irão realizar, encontram-se assinaladas num calendário existente na barra lateral do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Como este exemplo:

  • Mamografia de Diagnóstico: A mamografia mostra, muitas vezes, um nódulo (ou caroço) na mama, antes que este possa ser sentido ou palpado. Pode, também, mostrar uma agregação de pequenas partículas de cálcio, que podem também ser sinal de cancro.  Em mulheres com idade superior a 40 anos, a mamografia deve ser feita, pelo menos 1 vez de 2 em 2 anos.


  • Ecografia Mamária: Fornece dados quanto à textura do estroma mamário e permite caracterizar uma opacidade nodular quanto à sua natureza sólida ou quística e fornecer as suas características estruturais e dimensões. 
Sinais e Sintomas: O cancro da mama pode causar alterações visíveis, que devemos ter em atenção, tais como:

  • Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação; 
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila; 
  • Sensibilidade no mamilo; 
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama); 
  • Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer "casca de laranja". 
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo. 

Tratamento:
As mulheres com cancro da mama têm várias opções de tratamento, que variam de acordo com o estadio da doença. Estes tratamentos incluem: 
  • Cirurgia; 
  • Quimioterapia; 
  • Radioterapia; 
  • Terapêutica hormonal; 
  • Terapêuticas dirigidas. 
Muitas mulheres recebem mais do que um tipo de tratamento. Em qualquer estadio da doença podem ser administrados medicamentos para controlar a dor e outros sintomas do cancro, bem como para aliviar os possíveis efeitos secundários do tratamento. Estes tratamentos são designados como tratamentos de suporte. A maioria das mulheres quer saber de que forma o tratamento poderá alterar as suas actividades diárias normais, e como vai ficar a sua aparência, durante e após o tratamento. O médico é a pessoa indicada para lhe dar toda a informação relacionada com a escolha dos tratamentos, possíveis efeitos secundários e resultados esperados com o tratamento. 

Bem, e estas foram as informações que achei mais importantes partilhar com vocês! Volto a focar que a prevenção é MUITO IMPORTANTE para este tipo de doenças oncológicas ( que tanto serve para o Cancro da Mama, como também para qualquer outro cancro), por isso tenham em atenção a fase da Detenção da Doença, pratiquem o Autoexame da Mama, e esclareçam as vossas dúvidas com os médicos, sem medos! 

Se ficaram com alguma dúvida ou quiserem informações mais aprofundadas sobre o tema deixo-vos aqui um site que tem todas as informações bastante claras: Onco+ 

Espero que o post tenha sido útil!

Beijinhos,

- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.