Trabalhar por Turnos: um problema para a saúde

22.2.17

Hello Awesome's!
Sabiam que 10% da classe trabalhadora portuguesa trabalha por turnos? Parece um número pequeno, eu sei, mas acreditem, este número é deveras importante. Não digo que seja um valor assustador, mas, pessoalmente, gostaria que fosse mais baixo.
E porquê? 
Porque trabalhar por turnos tem um grande impacto quer nos que trabalham por turnos, quer nos seus entes queridos.
Quem tem familiares que trabalham por turnos deve sentir um pouco o impacto que me refiro, principalmente no que toca à presença dessa pessoa em casa, que é irregular.
Porém, hoje venho falar-vos um pouco do impacto de trabalhar por turno naqueles que o fazem.
Acredito que conhecem o ditado "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer", correto? Pois bem, este ditado trás o pressuposto que para um funcionamento correto do corpo, é suposto dormir durante a noite e acordo ao amanhecer.
Trabalhar por turnos vai contra esta ideia, já que muitos tem horários irregulares, impedindo a ciclo de vida regular, comparativamente àqueles com um horário normal.


Assim, nestas pessoas que trabalham por turnos, o seu ritmo circadiano encontra-se desregulado e tem uma enorme dificuldade em regular-se, devido aos diferentes horários feitos por estes trabalhadores.
Antes de avançar, o que é o ritmo circadiano? É a representação de um dia (24h) no qual são completadas as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. Uma das funções deste sistema é controlar o sono e o apetite, por exemplo.

Com isto, os ciclos de sono ficam perturbados, levando a períodos de grande sonolência ou insónias. Além disso, as pessoas que trabalham por turnos apresentam maior risco de desenvolver: problemas cardiovasculares, doenças metabólicas (como diabetes), tipos de cancro específicos, problemas digestivos,  e, em especial, obesidade. É de acrescentar que poderão igualmente ter défice de vitamina D, pela baixa exposição ao sol.
IMP.: Não quero com isto dizer que as pessoas que trabalham por turnos vão ter estas doenças, assim como as pessoas que não trabalham estão livres delas! Uma variável não implica obrigatoriamente a outra. Estudos mostram que há uma maior incidência destes problemas nas pessoas que trabalham por turnos, mas não é lei universal!

Assim, as pessoas que trabalham por turnos apresentam, geralmente:

  • Alterações no apetite;
  • Preferência por alimentos ricos em açúcares;
  • Dificuldades em adormecer e insónias;
  • Alterações gastrointestinais, como prisão de ventre, dor abdominal, gases e indigestão;
  • Cansaço/Fadiga.

Estes problemas encontram-se associados, então, ao estilo de vida e aos hábitos alimentares desregulados, bem como a alterações no ciclo circadiano normal do organismo.


Passando ao que interessa, como podem minimizar o impacto dos vossos horários na vossa saúde?
  1. Procurem fazer a refeição principal antes do turno. Se fizerem manhã, tomem o pequeno-almoço em casa. Se fizerem tarde, almocem em casa. Se fizerem noite, almocem em casa. Procurem fazer as principais refeições antes de irem para o trabalho e apenas fazerem refeições leves durante o turno. Obviamente que se fizerem manhã ou tarde, provavelmente terão de almoçar ou jantar (respetivamente) no local de trabalho, mas procurem levar já a comida pronta de casa, apostando em refeições nutritivas e saudáveis às comidas "rápidas". Nos turnos da noite, evitem lanches pesados que poderão dificultar a digestão e aumentar a sensação de cansaço.
  2. Leva as tuas refeições e lanches de casa. Tal como disse no ponto anterior, apostem em refeições caseiras que são bem mais saudáveis e ajuda a que se consiga ter um padrão alimentar relativamente equilibrado. Evitem as máquinas de venda de comida, pois são muito pouco interessantes a nível nutricional, bem como aqueles snacks são cheios de gorduras, sal e açúcar. Além disto, sei que há locais de trabalho que tem cantinas. Por muito que a comida seja boa e feita na hora, vocês não sabem o que foi colocado na comida e pode ter quantidades consideráveis de sal e açúcar. 
  3. Não comam a correr e tentem fazer as refeições num ambiente relaxado. Já diz o ditado "quem depressa comer, do estômago vai sofrer".
  4. Mantenham-se hidratados. Não esquecer, o ideal é 1,5 L/ dia. A água é importantíssima e faz muito bem. Além disso, uma boa hidratação ajuda a manter em estado de alerta por mais tempo e reduz o cansaço, melhorando a concentração. Levem uma garrafa de água para a vossa beira e vão bebendo.
  5. Moderem o consumo de cafeína. Por muito tentador que seja para ajudar a manter acordado, convém controlar o consumo de bebidas energéticas, pois afetam o sono e promovem a desidratação. É recomendado que não se ultrapasse os 4 a 5 cafés expresso por dia. Além disto, evitem o consumo de bebidas com cafeína até 4 horas antes de deitar.
  6. Evita o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcares de absorção rápida. Por muito que te dêem energia, o efeito passa rápido. O ideal são os alimentos ricos em fibra e hidratos de carbono complexos, pois são açucares de absorção lenta, promovendo uma energia prolongada.
  7. Evita o álcool nestes períodos. Para além de fornecerem calorias vazias, contribuem para o ganho de peso e perturbam o sono.
  8. Antes de te deitares, faz uma refeição leve. Após o turno, estamos desgastados e tudo que queremos fazer é dormir (principalmente após um turno da tarde e da noite). Porém, um estômago esfomeado pode perturbar isto. Por isso um snack ligeiro pode ajudar a dormir melhor.
  9. Mantêm-te ativo. A pratica de exercicio físico regular é fundamental para a gestão de peso corporal. Além disso, praticar atividade fisica ajuda na regulação do stress, o que é uma vantagem pois trabalhar por turnos e ter a vida desregulada pode ser bem stressante! Aconselho-vos a dar uma vista de olhos no meu Home Made Gym. Quem sabe, talvez vos dê umas ideias ;)

E voilá!
Quem daqui trabalha por turnos?
Vamos a mais um?
Beijinhos,
- C'
(imagens retiradas do pinterest)
(Informação baseada neste estudo)

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.