Dia Mundial da Luta Contra o Cancro
4.2.17
Hello Awesome's!
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Este dia tem como propósito unir a população, através da sensibilização e educação, para a luta contra o cancro. A campanha proposta em 2016 pela União Internacional de Controlo do Cancro, e que perdura até 2018 tem como lema "Nós podemos. Eu Posso."
A ideia presente neste slogan é de passar a mensagem de que, cada um, pode (e deve!) ter um papel ativo: tanto no que diz respeito a ajudar e a acompanhar os doentes oncológicos e os seus cuidadores como, principalmente incentivar e motivar a população a fazer rastreios e a estar atenta aos sintomas que possam surgir, pois a prevenção é o melhor remédio!
Segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro os objetivos desta companha são:
Inspirar. Motivar. Agir.
Todos juntos podemos trabalhar para promover melhores respostas à doença oncológica, reduzindo os seus impactos negativos.
Devem ser exigidas ações que contribuam para:
Devem ser exigidas ações que contribuam para:
- prevenir o cancro;
- para diminuir o número de mortes prematuras causadas por ele;
- melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos.
Desafiar Perceções.
Podemos acabar com os mitos sobre o cancro e reduzir o estigma associado à doença oncológica.
- Em muitas culturas e sociedades o cancro ainda é considerado tabu.
- Devem ser aumentados os recursos para melhorar o conhecimento na comunidade sobre o cancro, a sua prevenção e tratamento, para assim combater e diminuir a desinformação que, infelizmente ainda existe.
Melhorar o Acesso aos Cuidados de Saúde.
A implementação de uma cobertura universal em saúde pode eliminar as barreiras no acesso a cuidados de saúde.
- Devemos assegurar que os indivíduos e respetiva família , independentemente da sua zona de residência ou condição económica, têm igual acesso a tratamentos e oportunidades para prevenir e controlar o cancro.
Aderir aos Programas de Rastreio.
Diagnóstico precoce do cancro = maior taxa de sobrevivência.
- É importante conhecer e saber identificar os sinais e sintomas de alerta para o cancro. É ainda mais importante sensibilizar para que a comunidade tenha uma participação ativa nos programas de rastreio, principalmente em casos de cancro da mama, cancro do colo do útero e cancro colorretal (onde a evidência científica comprova a importância dos rastreios.)
Falar sobre o Cancro.
Se divulgarmos informação sobre este tema da doença oncológica podemos tornar-nos ativos na prevenção da mesma e na defesa dos direitos dos doentes oncológicos.
Fazer Escolhas Saudáveis.
Com a adoção de um estilo de vida saudável poderiam ser evitados cerca de 1/3 dos cancros mais comuns!
As nossas opções influenciam fortemente a nossa saúde! Para reduzir o risco de cancro é importante deixar de fumar, ser fisicamente ativo e escolher alimentos e bebidas saudáveis.
Informar e Impulsionar.
É importante informar os doentes no sentido de manterem um papel ativo na decisão terapêutica.
- Os cuidados devem ser centrados no doente, e este deve ser considerado "parceiro de cuidados" da equipa multidisciplinar que lhe estiver a prestar os mesmos. Para isso, é importante a defesa e valorização da autonomia do utente, dos seus direitos, e da proteção contra o erro ou negligência dos cuidados de saúde.
Ajudar os outros.
Para melhorar a qualidade de vida do doente oncológico devemos ajudá-lo a adaptar-se às alterações que ocorrerão na sua vida, inerentes à doença. O apoio de amigos, familiares ou colegas vai tornar-se fundamental.
- Este apoio pode, dependendo da necessidade do doente, ter de permanecer mesmo após a conclusão dos tratamentos, onde devemos ajudar a pessoa a lidar com todo o impacto físico e emocional causado tanto pela doença como por todo o processo.
Dar esperança e apoio pode fazer uma grande diferença!
Para finalizar este post, quero deixar um beijinho a todas as pessoas que, neste momento estão no "campo de batalha" a lutar pela sua vida contra o Cancro. Espero que se mantenham com força, com vontade de viver, e que lutem sempre, de forma positiva, pois nada é impossível! Força!
Se estiverem com alguma dúvida, ou quiserem saber mais sobre este dia e sobre este assunto, aconselho-vos a visitar o site oficial da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Beijinhos!
- Diii
0 comentários