Dicas para manter o cabelo saudável! #1

16.2.17

Hello Awesome's! 

Para mim, o cabelo é um aspeto importante no look de qualquer pessoa. Como diz o ditado "o cabelo é a moldura do rosto", e é mesmo verdade! Um cabelo bonito / saudável faz logo a diferença. O corte que escolheres, ou a forma como o arranjares vai modificar totalmente a tua aparência. 


A verdade é que para manter o cabelo saudável e bonito é preciso investir algum dinheiro em produtos ( sempre de acordo com o nosso tipo de cabelo), e é preciso também investir tempo e cuidados específicos. 


O meu cabelo é encaracolado e tem muita tendência a ficar com pontas espigadas, o que me aborrece imenso. Como tal, andei a pesquisar bastante dicas e cuidados para ter com o cabelo para ver se conseguia minimizar o risco de ficar com o aspeto "seco e espigado" e tentar que ele crescesse de forma mais saudável. No meio das minhas pesquisas reparei que eu estava a fazer muita coisa errada com o cabelo e isso acelerava ainda mais o processo de ele se tornar seco e com pontas duplas. Agora está bastante comprido, mas tenho "muito trabalho" com ele para o conseguir manter assim. Como tal hoje venho apresentar-vos 8 dicas, que eu utilizo e recomendo, para manterem o cabelo bonito, com brilho e acima de tudo saudável!


DICA 1: Cortar as pontas! 
Por muito que custe, cortar de vez em quando é um ponto essencial para manter o cabelo saudável. O cabelo com o passar do tempo começa a tornar-se quebradiço e com pontas espigadas, ou seja deixa de estar saudável. Quando isto acontece o fio do cabelo fica com dificuldades em absorver os nutrientes. Como tal, para te veres livre destas pontas vai ter mesmo que cortar, por muito que tentes resolver a questão esta situação é irremediável!


Não precisas de cortar muito, basta cortar as pontas. Se não quiseres recorrer à tua cabeleireira / ao teu cabeleireiro podes sempre optar por cortar só as pontas em casa.

Um truque que eu costumo utilizar é:

  1.  Separo o cabelo em partes e vou enrolando madeixas de cabelo ( nem muito finas , nem muito grossas) 
  2. Depois de enrolado, vais notar que umas pontinhas ficam meio que espetadas para fora do torcido, essas pontas são as espigadas! 
  3. Por fim basta pegares na tesoura, e com ela deitada ( muito cuidado neste ponto para não cortar o cabelo acidentalmente!!) vais cortando as pontinhas que aparecem.
DICA 2: Não laves o cabelo com água muito quente! 
A água quente danifica muito a cutícula do cabelo,e pode acabar por o ressequir e por lhe tirar o brilho, com o passar do tempo vai acabar por criar danos graves no fio do cabelo! Eu sei que há pessoas que não suportam / que lhes custa muito usar a água fria! Se esse for o teu caso prefere água morna em vez de quente e depois, se conseguires, no final da lavagem enxagua o cabelo com um bocadinho de água fria, porque vai ajudar a fechar a cutícula.

DICA 3: Cuidado com a escolha dos produtos! 
Sim há muita gente que usa produtos inadequados para o tipo de cabelo, por isso cuidado na hora de escolher! Existem vários tipos de cabelos: os normais ; os secos/espigados/sem brilho; os oleosos; os pintados; etc...

Por exemplo, se o teu cabelo está seco nas pontas mas a tua raiz é muito oleosa não deves comprar um champô para cabelos secos, deves sim optar por um indicado para cabelos oleosos!


DICA 4: Não laves o cabelo todos os dias! 
Lavar o cabelo todos os dias pode fazer com que o cabelo se torne mais oleoso, e que com o passar do tempo perca o brilho natural. Eu sei que para quem tem o cabelo extremamente oleoso cumprir esta dica pode tornar-se complicado. Se é este o teu caso tenho uma dica extra para ti :D no dia a seguir da lavagem do cabelo passa na raiz um champô seco que vai retirar-te toda a oleosidade e dar-te o aspeto de "lavado".

Existem vários no mercado mas os que eu costumo usar são da marca Batiste. Existem imensos, com vários aromas, basta escolheres aquele que preferires!

DICA 5: Desembaraça o cabelo antes de o lavares! 
Esta dica eu cumpro rigorosamente sempre que lavo o cabelo. Escovar o cabelo antes de o lavar vai fazer com que retires todos os nós, o que faz com que depois o cabelo possa absorver melhor os nutrientes. 

DICA 6: Retira todo o produto com calma! 
Não tenhas pressa de enxaguar o champô do couro cabeludo, para teres a certeza que todo produto é retirado. O acumular de produto faz com que fiques com resíduos e pode causar caspa. Para prevenires estas situações deves também utilizar um champô anti-resíduos (pois lava mais profundamente, acabando com todos os resíduos e dando uma sensação de frescura) pelo menos 1 vez por semana!

DICA 7: Utiliza um protetor térmico! 
Antes de secares o cabelo, ou antes de passares qualquer aparelho de haistyle quente, utiliza um bom protetor de cabelo para protegeres os fios do calor e assim não os danificares! Ao secar tenta não aproximar muito o secador ao cabelo, para evitares danos. 

DICA 8: Utiliza sérum! 
O sérum é um óleo de textura leve que tem como finalidade reparar os fios sem se tornar "pesado". Deve ser utilizado como finalizador, aplicado diretamente nas pontas do cabelo para potencializar ainda mais a hidratação dos fios! O sérum ajuda também a reduzir o volume e a evitar situações de frizz o que é ótimo! Para além de eu utilizar o sérum como finalizador, gosto de colocar umas gotinhas antes de ir dormir para manter o cabelo hidratado! Espreitem o post (aqui) onde falo de alguns séruns que ando a utilizar. 

E foram estas as minhas primeiras 8 dicas para manteres o cabelo hidratado ( sim este post vai ter uma segunda parte brevemente :D )
 E vocês já conheciam algumas destas dicas? 

Beijinhos!

- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.