Em busca de um futuro melhor...

20.11.18

Hello Awesome's!

Hoje o post é sobre um assunto muito delicado e sensível para mim, o que faz com que seja difícil de escrever para vocês, mas vamos lá... 

Como sabem, sou Enfermeira. Licenciei-me e inscrevi-me na Ordem dos Enfermeiros no passado mês de Julho. Desde então andei dias e noites, em total desespero, a enviar currículos para tudo o que é Hospital e Clínica deste país. A esses emails recebi 0 resposta, e nem para uma única entrevista fui chamada...


No entretanto recebi duas propostas, recusei ambas. E agora vocês perguntam "recusaste porquê?" Simples, porque me recuso a ser escravizada... Porque não andei a estudar durante 4 anos e a pagar propinas para não ser reconhecida... Porque é desanimador e frustrante ver os nossos Enfermeiros numa luta diária, em prol de uma qualidade de vida que não conseguem ter... Porque não se faz carreira em Enfermagem neste país... Porque a Enfermagem ainda é muito banalizada na sociedade, e isso deixa-me triste! 


Quando escolhi este curso, foi uma decisão muito ponderada porque já sabia o que me esperava. Mas fiz esta escolha porque acho a profissão das mais humanas que pode existir, e vivenciar esta realidade na pele é muito doloroso. Se me arrependo? Já tive momentos em que sim, em que me apetecia desistir disto tudo e envergar por outro caminho, mas agora penso de outra forma, e digo com muito orgulho "Sou Enfermeira!". 


Bem, queixas à parte... No meio do desespero de não arranjar emprego, de estar farta de não fazer nada, de não suportar mais estar em casa, decidi pesquisar (e muitoooooooo) sobre a carreira de Enfermagem noutros países. O que concluí? É surreal a diferença, e até chega a ser embaraçador para nós que somos Enfermeiros cá.
No meio da pesquisa surgiu a oportunidade de ir trabalhar para Inglaterra. Como devem calcular ao início foi um choque. Passei dias, semanas a pensar nisto. Foram levantados muitos "ses" e "mas", foi tudo muito bem discutido com a minha família (e alguns amigos) para revermos muito bem todos os prós e contras. Foram momentos de muita hesitação (sempre de olho no email a ver se recebia alguma proposta aos milhentos currículos que enviei cá, sem sucesso) e muitas noites sem dormir.


 Ao fim de algum tempo decidi-me a fazer a entrevista (que é inteiramente em inglês!), sempre com o pensamento que "o teu inglês (ainda para mais britânico!!!) não é assim tão fantástico e vai na volta nem passas". Pois, a verdade é que a entrevista correu super mega bem, eu passei, e no dia seguinte já recebi a confirmação que tinha sido escolhida e  a proposta de começar já a trabalhar no final deste mês de Novembro. O meu coração parou. Só naquele segundo é que eu caí em mim e raciocinei "porra vou morar para Inglaterra.

Caiu-me tudo! Comecei a perceber a imensidão da situação. O ter que mudar de país. O ter que me adaptar a uma nova língua e cultura. O ter de ficar longe da minha família, dos meus amigos. Daqueles que são o meu pilar em todos os momentos. O ter de começar, literalmente do 0. O ter de passar o Natal (que é a altura do ano que eu dou mais valor) longe dos meus... Foi muito doloroso, confesso!
Mas depois pensei, "bem, vais lutar por um futuro melhor! só faz de ti uma mulher corajosa e cheia de garra!", e é a isso que me vou agarrar daqui para a frente.

Agora, depois de processar toda a informação, posso dizer-vos que estou mega animada e contente. Um pormenor que me facilita muito este processo é o facto de ir com duas das minhas melhores amigas  (que também são Enfermeiras), tornando a adaptação muito mais fácil! Digamos que vemos isto como mais uma aventura nossa.

Neste momento estou em contagem decrescente para partir, foram dias de muita confusão para organizar todas as burocracias necessárias, que dão imensoooooooooo trabalho (se quiserem que faça um post sobre este assunto digam-me nos comentários), mas estou ansiosíssima por começar a trabalhar e por me sentir útil.


Tenho a plena noção que vão ser meses muito complicados (principalmente os primeiros meses) mas também acredito que valerá a pena! 
Espero com este post puder ajudar alguns de vocês que, infelizmente, se possam encontrar na mesma situação que eu (ou semelhante), e servir de inspiração para que possam arriscar e optar por um futuro melhor. 

Quanto a mim, e no que toca ao Beyowesome, espero puder trazer muito conteúdo novo, baseado nesta grande aventura! 

Um beijinho, 

-D

6 comentários

  1. Olá.
    Gostei de ver este relato do teu caminho profissional.
    Só com muitaaaaaa força de vontade conseguimos vencer na sociedade dos dias de hoje.
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é essa a nossa realidade hoje em dia...
      Muito Obrigada!

      Eliminar
  2. Muita coragem e força.
    Certamente vai valer a pena, apesar de estar longe da família.

    Boa sorte!
    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
  3. tenho uma amiga que também é enfermeira e mal acabou o curso foi para frança trabalhar.. trabalha muito mas ganha muito mais do ganharia a trabalhar o mesmo aqui!
    boa sorte nessa nova aventura! que tudo corra bem!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente os Enfermeiros estão cada vez mais a fugir para o Estrangeiro. É pena que não nos valorizem cá...

      Muito Obrigada!

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.