Copo Menstrual - Uma alternativa Confortável e Ecológica

15.11.18

Hello Awesome's!

Hoje o assunto é direccionado para uma nova forma de proteção que pode ser usada enquanto estamos no período de menstruação: o copo menstrual. Este método é amigo do ambiente e torna-se uma excelente alternativa aos tampões e pensos higiénicos. Embora este não seja um método recente, uma vez que a primeira patente registada data de 1932, existem ainda muito tabu e muitos medos em relação a este assunto. Confesso que tive de pesquisar muito sobre o assunto, e ler muitas reviews para me lançar a experimentar, porque também ficava sempre de pé atrás.


Por isso, hoje vim apresentar-vos este menino que veio facilitar-me muito a vida e explicar-vos tudo direitinho, (com base na minha experiência), acerca do que é; de como se deve escolher; como se coloca e retira corretamente e desmistificar alguns mitos que existem.


O que é o Copo Menstrual?
Ora bem, o copo menstrual é um dispositivo extremamente maleável que é utilizado para fazer a recolha do fluxo menstrual (ao contrário do tampão que faz a absorção do mesmo), evitando assim a oxidação do fluxo e a consequente proliferação de bactérias e fungos. Desta forma, e semelhante ao tampão, o copo deve ser inserido no canal vaginal. Após a sua correta colocação (que eu vou explicar de seguida), o copo vai abrir-se e ajustar-se ao canal vaginal, de forma a criar vácuo e a impedir qualquer vazamento de fluídos para o exterior.


Existem copos feitos de diversos materiais, sendo que os mais utilizados são o silicone cirúrgico e o elastómero termoplástico (TPE) (que é utilizado nas chupetas, tetinas dos biberões dos bebés e em materiais médicos, por exemplo), tornando-os reutilizáveis, práticos, económicos a longo prazo e amigos do ambiente. Como é composto por esse tipo de materiais o seu tempo de utilização ronda os 10 anos (se corretamente utilizado e bem tratado).

Já existem imensas marcas a serem comercializadas em Portugal, com diversos modelos; cores e já são bem fáceis de encontrar. O meu é da marca Easy Cup e comprei na Celeiro


E agora vocês perguntam: Compraste esse em específico por algum motivo?   

E a resposta é não! Comprei esse por ser o mais barato que encontrei, num pensamento de "se não me adaptar a isto, o investimento não foi assim tão grande". Vida de pobre, não me julguem!

Deixo desde já a minha opinião sobre a marca Easy Cup no geral... adaptei-me relativamente bem ao copo, MAS, e uma vez que esta marca só tem um modelo e dois tamanhos disponíveis, sinto que há marcas mais completas e que nos oferecem mais escolha de forma a acertarmos no modelo adequado a nós à primeira. Sendo assim, e tendo em conta a minha experiência e as dificuldades que senti, vou em breve investir noutro copo, escolhendo um modelo que me facilite a utilização do copo, e a marca que mais modelos tem no mercado (que eu tenha visto!) é a MeLuna (portanto será nessa marca que irei optar), e foi no site deles que me baseei para este post. Mais à frente explico-vos tudo direitinho.

Como escolher o Copo Menstrual?

Escolher o copo certo pode tornar-se difícil e confuso e podemos correr o risco de não acertar à primeira. Que conselhos é que vos dou:
  1. Pesquisar bem que marcas existem e quais são os modelos e tamanhos que têm disponíveis (eu não fiz isto tão bem como devia e agora arrependi-me!);
  2. Escolher o modelo adequado a vocês - Em algumas marcas existem modelos para pessoas com características específicas como cérvix "descaído" e outras questões uterinas que condicionem a utilização do modelo dito "normal";
  3. Escolher o tamanho adequado - dependendo das marcas existem especificidades de tamanho diferentes. Os principais tamanhos são dois: um para mulheres que já tenham tido um ou mais partos vaginais, ou mulheres com mais de 30 anos de idade e outro para mulheres com menos de 30 anos de idade e sem história de partos vaginais. Existem outras marcas com mais tamanhos e penso que devem apostar nessas pois diminuem o risco de errarem. Devem ter muito cuidado com este aspeto pois se não acertarem no tamanho a experiência pode ser má. No que diz respeito a este dispositivo não se guiem pela quantidade de fluxo menstrual pois não é um fator importante a ter em conta. É fundamental que ao ser colocado o copo abra totalmente para garantir que faz o vácuo necessário. 
    • Se for demasiado grande o copo não abre totalmente, o vácuo não é realizado e pode dar-se extravasamento do fluxo. Para além disso causa desconforto, o que não é agradável;
    • Se for pequeno não sela totalmente, e pode deslizar ou rodar dentro da vagina, causando extravasamento do fluxo. Pode também tornar-se difícil de remover.
  4. Escolher a pega adequada -  e aqui peço-vos muita atenção!! Este foi um dos fatores que me fez sentir a necessidade de trocar de copo. Existem várias pegas: 

    • Bola - é a pega escolhida pela maior parte das utilizadoras. 
    • Anel - é a mais fácil de agarrar e torna a remoção mais fácil, por isso é a preferida dos iniciantes. Será a que eu irei adquirir por achar que me vai facilitar imenso a vida.
    • Sem pega - o dito copo básico. Só é aconselhado a mulheres já experientes na utilização deste dispositivo. 
    • Haste - esta pega é recomendada para mulheres que se sentem mais confortáveis a utilizar o copo mais profundamente na vagina, ou cujo colo do útero se encontra mais longe da entrada da vagina, pois após a introdução do copo a haste permanece no exterior de forma a facilitar a remoção. Se necessário, pode cortar-se a haste de acordo com o comprimento desejado. 
O meu é com pega em Haste. Não acho nada prático, tornando a remoção um bocadinho "chata". Daí eu sentir a necessidade de trocar de modelo de pega.


        5. Escolher a maleabilidade - este vai ser um desafio pois nem todas as marcas contém esta especificidade. A maleabilidade vai interferir diretamente na forma como colocamos o copo (ou seja quanto mais maleável mais fácil de introduzir), mas também influencia o seu vácuo (pois quanto mais maleável mais dificuldade tem em se manter com o vácuo, devido à força exercida pelos músculos vaginais. Sendo assim, para mulheres que fazem exercício físico que exija força e pressão na musculatura pélvica é aconselhado o menos maleável.

         6. Escolher a cor - Este aspeto em nada interfere com a utilização do copo. Há marcas que nem sequer têm cores disponíveis, dispondo apenas de uma. Há outras que têm várias cores e até mesmo opções com glitter (so awesome!). O que vos posso dizer é que quanto mais escuro mais dificuldade vão ter em visualizar se restam resíduos no material do copo. Quanto mais claro / transparente mais tendência tem em amarelar. Mas isso são pormenores...

Como se coloca?

A colocação pode parecer um "bicho de sete cabeças" mas não é, garanto-vos! Então, para aquelas que estiverem habituadas a colocar tampões, é basicamente o mesmo processo. Há várias maneiras de enrolar o copo para o colocarmos (mostro as diferentes dobras mais à frente), sendo que o processo é basicamente idêntico ao da introdução de um tampão.



Para não restarem dúvidas eu vou explicar passinho a passinho para se tornar mais fácil. O que vos devo alertar é que antes de o utilizarem pela primeira vez devem verificar se os furos laterais do copo estão "abertos", se não estiverem têm de o furar para garantir o vácuo.


  1. Muito Importante! - Antes da 1ª utilização: Esterilizar o copo antes de usar: para garantirmos que não colocamos o copo com bactérias dentro do nosso canal vaginal. Nas indicações dos copos dizem sempre para esterilizar fervendo num recipiente durante 3 minutos e não mais de 5 minutos. Eu, como não acho "higiénico" utilizar tachos ou o que quer que seja nesse processo, reservei um frasquinho (daqueles de azeitonas, bem básico que tinha em casa) e coloco lá o copo com a água a ferver (mais higiénico e fica-se com o frasco apenas para essa função); 
  2. Lavar muito bem as mãos e passar o copo por água (opcional). A água aqui vai ter a função de "lubrificante" e ajuda no momento da inserção;
  3. Fazer a dobra que preferimos / aquela que abre mais facilmente depois de colocada (no tópico seguinte mostro as diferente dobras); 
  4. Colocar-se na posição mais confortável para a inserção do copo: pode ser sentada na sanita; agachada ou de pé com uma perna levantada (cada uma escolhe a posição que lhe dá mais jeito).
  5. Afastar os grandes lábios e começar a inserir o copo (pela parte mais estreita da dobra) mantendo-o dobrado o máximo de tempo que conseguirmos.
  6. Empurrar o copo até ficar apenas com a pega de fora. 
  7. Assegurar que o copo fez vácuo e está bem inserido. Para isso aconselho-vos a puxarem e empurrarem a pega e apertarem os músculos pélvicos para ajustar o copo na sua posição. Para garantir que está completamente aberto, é aconselhado que insiram um dedo na vagina e contornem o copo para garantir que está totalmente aberto (sim! vai ser fundamental que não sintam qualquer tabu ou "confusão" em "tocar" no vosso próprio corpo, e nos vossos fluídos).
Como dobrar o copo?

Existem várias dobras possíveis de se fazer, e aqui cada uma vai ter de descobrir qual é a dobra que vos facilita mais na introdução do copo menstrual. Por isso, o que devem fazer é ir experimentando as diferentes dobras até descobrirem aquela com que se adaptam melhor. Existem várias imagens disponíveis na Internet (e algumas delas vêm no próprio folheto do copo), mas para vos facilitar o trabalho de pesquisa, deixo-vos com um dos vídeos que encontrei no Youtube e que acho que explica muito bem as possíveis dobras que se conseguem fazer.


Como retirar o copo?

Esta é provavelmente a fase do processo que mais vos causa confusão, certo? Acredito que seja porque aconteceu o mesmo comigo. Antes de comprar o copo pensava "como raio se tira aquilo sem fazer porcaria e deitar todo o fluxo fora?"; "será que dói?"; "como é que aquilo realmente sai?". 

Bem, antes de mais muita calma! É, mais uma vez, uma questão de treino e hábito!

Eu confesso que foi o que mais me custou a adaptar. Na primeira utilização não havia meio de conseguir retirar o copo. Depois entendi o processo e tornou-se muito mais fácil! Embora sinta a necessidade de trocar de pega (como já referi em cima). As dicas que vos posso dar são:
  1. Lavar muito bem as mãos! 
  2. Coloquem-se numa posição confortável e relaxem.
  3. Com a mão comecem a puxar a pega ao mesmo tempo que fazem movimentos de "expulsão" com os músculos vaginais. Uma vez que conseguirem alcançar o fundo do copo, apertem-no para desfazer o vácuo.
  4. Com o copo sempre apertado (muito importante para que não volte a fazer vácuo!) comecem a puxá-lo para fora lentamente até o retirarem na totalidade. 
Após retirarem o copo devem despejar o conteúdo na sanita e lavar o copo com água fria ( para evitar que se torne demasiado maleável e vos dificulte ao fazer vácuo). 
O copo pode estar inserido até ao máximo de 12 horas. Após esse período deve-se retirar e proceder à sua lavagem e nova colocação. Para quem tem um fluxo baixo a médio é provável que consiga colocar o copo pela manhã e apenas ter a necessidade de o esvaziar à noite. Mas isso é consoante o fluxo menstrual de cada uma, pelo que devem entender qual é o período que o vosso copo leva até encher.


No final de cada menstruação, o copo deve ser esterilizado em água a ferver (como já expliquei), e deve ser guardado no saco próprio que vem com ele.



Deixem-me alertar-vos para uma realidade! Sim, vão ver o vosso sangue. Sim, vão acabar por sujar as mãos. Sim, é muito mais prático se fizermos em nossa casa, com calma, e sabendo que estamos na nossa casa de banho. Mas isso é apenas um pormenor! Não se retraiam em experimentar este dispositivo por causa disso. É o nosso corpo, o nosso sangue, e torna-se só uma questão de hábito e de aceitação.

E agora vocês perguntam: "E então, se estiver fora de casa como faço?"

Se for um sítio em que no mesmo local da sanita tenham acesso ao lavatório, fazem como se estivessem em casa, easy! Se isso não acontecer, façam por andar com uma garrafa de água e lavem o copo diretamente para dentro da sanita. Se isso não vos parecer prático podem comprar toalhitas próprias (ou basta serem toalhitas intimas) ou então apenas limpar com papel higiénico ou lenços de papel. Na questão da lavagem das mãos, se não for possível vocês as lavarem corretamente antes de retirar e voltar a inserir o copo, façam por ter convosco um gel desinfectante e resolve-se a questão. 
Para as sortudas que conseguem permanecer com o copo até às 12h nem vão precisar de se preocupar com este pormenor.

Quais são as vantagens e as desvantagens?

Pessoalmente, não sinto que existam "desvantagens" na utilização do copo, muito pelo contrário. O que pode ser negativo é a adaptação a ele e o processo de retirar em locais públicos, mas isso vai depender muito de caso para caso.

O que é que poderá ser uma desvantagem, propriamente dita?

  • Risco de Infeção: Isto se vocês não tiverem cuidado! O copo em si é feito de um material não propício à criação de bactérias, mas é fundamental que cumpram à risca a boa higiene das mãos e do copo, bem como a seu correto armazenamento.
  • Agravamento de hemorróidas: isto poderá acontecer se utilizarem um copo demasiado grande para o vocês ou demasiado rijo. 
Quanto às vantagens, posso enumerar imensas! Como, por exemplo:
  • É a opção mais ecológica. Segundo a maioria das marcas, se utilizado corretamente e com o devido cuidado, pode durar até 10 anos! Já pensaram no número de tampões e pensos que podemos evitar usar durante esse tempo todo? Estima-se que em período fértil, cada mulher utilize entre 8.000 a 17.000 absorventes (é assustador!). Desta forma, o copo ajuda-nos a diminuir os nossos gastos monetários (estima-se que, por mês, uma mulher gasta em média 7.50€ em absorventes. No prazo de +/- 4 meses o copo está pago!) e a poupar o ambiente.
  • Não absorve os nossos fluídos naturais. Ao contrário do tampão que absorve tanto o fluxo menstrual como os nossos fluídos vaginais, ressecando e podendo levar a infeções.
  • Não causa odores.  Como o copo armazena o fluxo em vácuo não sentimos odores nenhuns, o que é ótimo!
  • Adapta-se à nossa anatomia. Foi desenvolvido exatamente com esse propósito! Por esse motivo, e se utilizarmos o tamanho correto a nós, é impercetível ao uso. Para além disso pode ser usado em qualquer circunstância: seja no dia-a-dia, de noite, na praia, durante exercício físico, ...
    • NOTA: Não pode ser utilizado durante as relações sexuais (como é óbvio!)
  • Menos necessidade de trocas. Como só armazena o nosso fluxo, e como tem a capacidade de armazenar grandes volumes de líquido, torna-se prático pois não é necessário passarmos o dia a trocá-lo.
  • Baixa probabilidade de causar o Síndrome do Choque Tóxico. Como o sangue é armazenado em vácuo e não chega a ser absorvido, a probabilidade de oxidar é quase nula, o que faz com que a proliferação das bactérias seja muito difícil e não seja associado a Síndrome do Choque Tóxico (muito mais frequente em quem utiliza tampões).
  • Não é testado em animais.
Conclusão

Custou-me imenso a tomar a iniciativa de experimentar. Não é, de todo, um processo de adaptação que seja super fácil, mas também não é impossível! À medida que vão utilizando vão-lhe apanhando o jeito, por isso não desistam à primeira e vão tentando várias formas de o introduzir e retirar até encontrarem a que mais se adapta a vocês. Acreditem que é mais estranho de imaginar do que de o usar. Já o uso há algum tempo, e há medida que o vou usando vou aprendendo novas "manhas" e sentindo-me com mais destreza.

Torna-se super confortável e, pelo menos a mim, faz com que me sinta melhor durante a menstruação (em comparação aos tampões, porque não sou fã de pensos higiénicos) porque acabou com a sensação de "ressecado", se é que vocês me entendem... Uma coisa curiosa que pude verificar com a utilização do copo (e por favor não se riam desta observação!) é que nós não perdemos assim tanta quantidade de fluídos como eu imaginava. Quem usa sabe o que falo, quem nunca experimentou, se tomar a iniciativa vai entender que nós perdemos uma quantidade relativamente reduzida de "sangue" (porque ao despejar o copo temos a perceção real daquilo que é o nosso fluxo).

Para além disso, facilita-me imenso a vida porque não passo os dias na casa de banho a trocá-lo e ando muito mais sossegadinha na minha vida. Como tenho essa sorte, nem me preocupo muito com a questão dos WC's públicos, o que é ótimo.

Como já vos disse, o único senão da utilização deste meu copo é eu não me adaptar a 100% com a pega, mas assim que comprar o outro modelo, vou utilizá-lo durante uns ciclos e depois trago-vos uma review ou um upgrade deste post. 

P.s.: Nenhuma marca de copos menstruais nos está a patrocinar! A opinião que dei é inteiramente fiel à utilização que fiz do copo menstrual (que eu mesma comprei!).


Espero ter diminuído alguns receios que possam existir sobre este assunto e ter incentivado a que experimentem o copo.

Também já aderiste a este menino? 
Ficaram com alguma dúvida?
Contem-me tudo nos comentários! 

Beijinhos,
-D

4 comentários

  1. ainda nao tive coragem de me aventurar nisto. gostava muito mas tenho imenso medo que deixe sair e de ficar suja. nunca usei pensos -- nao gosto. sinto-me toda porca. devo ter começado a usar tampões praí no segundo mês que me apareceu o periodo. tenho mesmo de experimentar...

    adorei o blog! estou a seguir! e adorava que me seguissem também!
    beijinhooos
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente os teus receios! A dica que te posso dar é realmente pesquisares bem as diferentes marcas, os modelos e tamanhos que existem e comprares um adequado às tuas necessidades. Em princípio as fugas não vão acontecer (ao princípio pode acontecer pela dificuldade em colocar), só irá acontecer se comprares o tamanho errado.

      Eu arrisquei e adoro! Super recomendo mesmo! Caso comeces a usar, depois conta-me a tua experiência por favor ;)

      Ohh, obrigada!
      Vou seguir de volta ;)
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Eu ainda não tive coragem, sempre acho que vai incomodar muito, mas pelo seu post me fez ver que vale a pena tentar... Sem contar que estou diminuindo muito o uso de descartáveis e me interesso por parar com o uso de absorventes!
    Beijos

    https://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma questão de te aventurares e experimentares. Mas, com o pensamento que te vais adaptar (para que não desistas à primeira caso corra menos bem)!
      Isso é muito bom e ajuda muito o nosso ambiente!

      Beijinho :*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.