Primeiros Socorros: O que ter em casa?

27.4.17

Oláá! 
Hoje venho falar-vos de algo que pode parecer muito básico e que qualquer pessoa no seu quotidiano tem alguns conhecimentos básicos, mas que, no entanto, é de grande importância: os primeiros socorros!

Os primeiros socorros são os cuidados iniciais que se prestam a alguém que se magoou ou adoeceu repentinamente, de modo a diminuir o sofrimento. Estes englobam diversos cuidados, que poderão ir de um controlo de hemorragias até à execução de manobras de Suporte Básico de Vida. 
Na minha opinião, sinto que qualquer pessoa deveria ter formação de primeiros socorros e de Suporte Básico de Vida, uma vez que podemos depararmo-nos na rua com situações mais urgentes em que um simples gesto pode fazer a diferença.

Ainda assim, no nosso dia-a-dia, deparamo-nos com situações em que necessitamos de ser "Enfermeiros" de nós próprios; desde cortarmo-nos acidentalmente, queimarmo-nos com o ferro de engomar, alguém esfolar um joelho... 
Por essa razão, apresento-vos uma lista daquilo que devemos ter em casa, de modo a prestar cuidados nas situações mais simples.

1. CONTACTOS dos Bombeiros, da Polícia/GNR, do Hospital: Em situações mais graves, em que não devemos mexer na pessoa, contacta-se o 112 (se porventura estivermos no estrangeiro, ter também conhecimento do número de socorro desse país) e informa sobre o acidente (tentando ser simples e diretos), o local onde se encontra a vítima, o estado da vítima (da forma mais precisa possível) e outras informações que sejam pedidas. Deve-se procurar promover um ambiente calmo, evitando comentários que possam inquietar a vítima.

2. PENSOS RÁPIDOS: Estes são já de conhecimento do público geral. Podem ser facilmente adquiridos em supermercados, farmácias (e quando era mais nova até na feira tinha à venda). Normalmente há aquelas caixas em que são todos iguais ou as que tem de diferentes tamanhos e formas. Há também alguns com desenhos, mais engraçados para os mais pequenos.


3. COMPRESSAS: Aquilo que normalmente se tem em casa para limpar uma ferida é o algodão. No entanto, o ideal para limpar uma ferida são as compressas, pois o algodão tem tendência a deixar fios nas feridas. Estas podem ser encontradas em alguns surpermercados, farmácias e parafarmácias. Pode-se comprar packs maiores que duram imenso tempo.


4. SORO FISIOLÓGICO: O soro fisiológico tem bastantes utilidades em casa. Pode ser utilizado para limpeza das lentes de contacto (e há até SF próprios para colocar nos olhos e ajudar a limpá-los e hidratá-los), diminuir a congestão nasal e limpeza de feridas. A limpeza das feridas é a etapa principal no tratamento dela, uma vez que se uma ferida não for bem limpa, pode infecionar e o tempo de cicatrização é mais longo. 


5. BETADINE: Na desinfeção das feridas, já todos ouvimos falar do álcool, da água oxigenada e do betadine. Mas porquê escolher o betadine entre estes? Devemos evitar o álcool porque, para além de arder bastante, é bastante agressivo para a pele. Quanto à água oxigenada, há estudos que indicam que esta não é totalmente eficaz contra microorganismos. Por essa razão, antissépticos como o betadine são mais favoráveis. No entanto, devemos ter atenção para não aplicar em demasia e se não se é alérgico ao iodo. 


6. ADESIVO: Para feridas que os pensos não consigam cobrir, podem fazer um "penso", utilizando compressas ou ligaduras e prendendo com adesivo. Ter atenção para este não ficar muito apertado ao redor do local, pois poderá diminuir a quantidade de sangue que lá chega!


7. TERMÓMETRO: Os ideais a ter são os elétricos, uma vez que fazem uma avaliação mais precisa e rápida da temperatura. 


8. MEDICAMENTOS: Embora não devamos automedicarmo-nos "a torto e a direito", há aqueles medicamentos que devemos ter em casa. Tenham sempre em atenção às indicações que o médico ou farmacêutico deu quanto à toma; ou então leiam a bula de modo a verem aquilo que melhor se adequa a vocês. Medicamentos tomados em exagero podem trazer grandes consequências!
* Paracetamol (para febres e dores ligeiras)
* Ibuprofeno (utilizado frequentemente em dores, por exemplo, de dentes ou menstruais)
* Algum antigripal (e até mesmo aquelas pastilhas para a dor de garganta)
* Pomada para a picada dos insectos (como o fenistil)
* Pomada para queimaduras

Não se esqueçam de ter muita atenção às datas de validade! Quanto tiverem medicamentos fora do prazo ou que não tomem, levem à farmácia. Estes são tratados de forma a que o seu impacto sobre a natureza não seja tão agressivo.

Aconselho-vos vivamente a ver ESTE POST para mais informações sobre medicamentos. Tem informações muito importantes que devemos ter sempre presente relativamente a medicamentos!

Bem, e isto são as coisas principais que devemos ter em casa. Não se esqueçam de lavar bem as mãos antes e depois de cuidarem de qualquer ferida, assim como evitar tocar nela. Se porventura for uma ferida maior e bastante sangrante, pressionem compressas contra a ferida e dirijam-se a um médico/enfermeiro para cuidados mais personalizados.


E vocês, já tinham em casa todos estes produtos? Ou são mais daqueles em que se passa por água, coloca-se um penso e já se está pronto para outra? Partilhem connosco as vossas experiências e opiniões como "Enfermeiros".

Beijinho,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.