Organização: Os meus acessórios

3.4.17

Hello Awesome's!
Estão a ver aquelas resoluções de ano novo tipo "quero ser mais ativa" ou "quero ter uma alimentação saudável"? Pois, eu também costumo fazer dessas... Mas cumprir é que está quieto.
Porém, este ano, eu delineei como resolução "Ser mais organizada". Não me refiro a organizada de ter o quarto arrumado, mais numa tentativa de organizar certos aspetos na minha vida. E, de facto, era e é uma resolução quero cumprir e, bem, até me sinto orgulhosa de mim própria.
Como é que eu tenho conseguido cumprir a minha resolução? Simples, dividi em pequenas etapas, organizando uma coisa de cada vez, e recorrendo a acessórios que me tem facilitado imenso a vida. 
E é desses mesmos acessórios que venho falar-vos hoje. Quem sabe, talvez vos ajude a organizar algo que precisem ;)
1. AGENDA
Não me recordo da minha primeira agenda. E sabem porquê? Porque nunca a usei. Todos os anos, eu compro agendas. E sabem qual é o problema? Não as uso. Optava pelas agendas escolares, usava no mês de Setembro e nunca mais. Para 2016, optei por apostar nas anuais, a ver se a coisa ia e... Não foi.
Por isso, este ano, optei por fazer a minha própria agenda e, tenho a dizer, foi remédio santo. Eu tenho usado e abusado daquela coisa. Se vocês vissem como está o meu planeamento mensal, vocês iam ficar orgulhosos de mim. Está lindo! Cheio, colorido, mesmo fofo. E deu-me um jeito enorme porque tenho conseguido organizar os meus compromissos atempadamente e sinto-me muito mais organizada. 
Assim, se tal como eu, não se lembram de uma agenda, mas sentem que vos faz falta, tentem fazer a vossa, adequada às vossas necessidades. Não precisa de ser uma coisa toda extravagante, só tem de vos ser útil.
Outra boa ideia, que eu tenho estudado com muita atenção, é o bullet journal. Aconselho-vos a pesquisar. É uma boa alternativa às agendas e planners.

2. TVSHOW TIME
Eu adoro ver séries! Vejo imensas e, ainda assim, há outras tantas que gostava de ver. Quando andava no secundário, era menina para acompanhar umas cinquenta séries por semana e manter-me atualizada em todas. Agora, a coisa é bem diferente e só consigo acompanhar uma ou duas e, ocasionalmente, consigo fazer uma maratona para atualizar-me noutras tantas. O problema é lembrar-me onde ia. Quer dizer, se eu abrir o episódio, eu consigo saber. Mas e se abrir 5 ou 6 antes de descobrir? Uma dor de cabeça.
Comecei a escrever com esquemas o episódio de cada série onde tinha ficado. Dava trabalho, mas era fofo. Porém, se sofrem do mesmo que eu, esqueçam os papéis e canetas. Peguem nos vossos telemóveis porque tenho a app ideal para vos ajudar.
Na TVShow Time, vocês criam uma conta e adicionam as séries que veem. Depois, em cada série colocam os episódios que já viram e, voilá: a vossa lista está criada. Esta app vai dizer-vos quais as séries vistas recentemente por vocês, quais tem em atraso e muitas outras opções. Podem ainda avaliar os episódios e ver a avaliação de outros utilizadores. Além disso, ainda podem ver o que sairá em breve, tem a vossa lista para assistir e ainda as vossas estatísticas. (How cool is that?)
Esta app precisa de ligação à internet para funcionar. É gratuita e podem adquiri-la na play store ou no itunes.

3. CINEMANIAC - YOUR FILM LIST
Esta app vai um pouco de encontro à anterior, só que em vez de series é filmes.

Como eu costumo preferir séries a filmes, sei sempre quais filmes vi ou não. Porém, depois de encontrar a app para as séries, pensei "será que há uma para filmes que me dê sugestões para eu ver?". Então procurei, procurei, experimentei várias, mas fiquei-me por esta e é a que tenho usado.
É bem simples. Basta procurar filmes e clicar no mais (como podem ver na terceira imagem). Se clicarem uma vez, fica um visto verde, que significa que está na lista "para ver". Se clicar uma segunda, ficam dois vistos azuis, que significa que o filme está visto.
Simples, certo?
Não tem tantas funcionalidades como a anterior, mas para o efeito que pretendo, serve na perfeição. Só gostava que os filmes fossem mais organizados. Ainda assim, é fácil de procurar, porque posso escrever o título ou procurar por ator/realizador.
Esta também é gratuita e pode ser encontrada na play store. Andei a procurar, e não encontrei para ios. Porém, tenho a certeza que se procurarem, encontrarão alguma aplicação semelhante.

4. TODOIST: LISTA DE TAREFAS
Ainda dentro das apps para telemóvel, trago-vos uma que é uma espécie de complemento à minha agenda.
Quando fiz a minha agenda, optei por fazê-la em A5. É super prático e, para o ano, será o mesmo tamanho que escolherei. Porém, quando vou fazer algum recado, em que leve uma mala onde só em cabe a carteira, chaves e telemóvel; não levo a agenda. 
Ora, o que acontecia se tivesse de marcar algo? Pois achava eu que chegando a casa ia lembrar-me e não escrevia em lado nenhum. Vai um pouco contra a essência da organização, certo? Comecei a usar o calendário do telemóvel, mas mesmo registando na agenda, nunca me lembrava da existência disso para usar. Foi então que descobri esta app.
Quando o meu telemóvel atualizou, recebi uma espécie de free trial desta app e o facto é que fiquei a usá-la e instalei-a de vez no telele. É uma app muito simples e permite gravar "tarefas". Basta clicar no mais, escolher a data e a hora e escrever qual é a tarefa. Posso ir ainda mais longe e associar a projetos, tipo "pessoal", "trabalho", "escola", e o que melhor vos convier.
Como está no telemóvel, anda sempre comigo e, assim que chegar a casa, só tenho de atualizar o meu planeamento mensal. Acreditem, esta app + a minha agenda tem sido organização ao máximo!
Para além das funções que tem, ainda podem colocar tipo alarmes ou lembretes. Eu desativei isso, porque não gosto. Porém, uma coisa fixe, é que, nos dias em que tenho tarefas, a app envia-me um email. E como eu vou ao meu email todos os dias de manhã... Junta-se o útil ao agradável.
Podem encontrar esta app, gratuitamente, na play store ou no itunes.


E, para já, é isto! 
Acreditem, pode parecer pouco, mas tem feito uma enorme diferença.

Próxima etapa: organizar as receitas de culinária. Alguém tem ideias?

Qual é aquela coisa que gostariam de organizar mas não sabem como?
Beijinhos,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.