Viva à Gordice | Bacalhau no forno com puré e maionese
8.12.18
Hello Awesome's!
Hoje volto com a Rubrica do Viva à Gordice para vos apresentar uma receita super fácil e deliciosa de bacalhau no forno gratinado com maionese e puré. É uma receita bem rápida de fazer, que serve para impressionarmos qualquer pessoa lá em casa.
Ingredientes:
- 4 postas de bacalhau (demolhado)
- +/- 1,5kg de batatas
- 1 cebola (grande!)
- Folhas de louro (a gosto)
- 4 dentes de alho
- 1 litro de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Pão ou broa em migalhas
- Maionese (q.b.)
- Azeite (q.b.)
- Noz moscada (a gosto)
- Mistura de pimentas (a gosto)
- Sal (q.b.)
Como fazer:
- Coloca o bacalhau num tacho e cobre-o com o leite. Tempera com a mistura de pimentas, a gosto, e deixa cozer uns 10 a 15 minutos.
- Enquanto o bacalhau coze, descasca as batatas, corta em pedaços (quanto mais pequeninos mais depressa cozem) e coloca-as em água (temperada com sal) a cozer.
- Retira o bacalhau do tacho e coloca-o num prato a arrefecer. Reserva o leite da sua cozedura!
- Coloca numa frigideira anti-aderente: azeite, a cebola cortada em meias luas, os dentes de alho picados e as folhas de louro. Deixa refogar até a cebola começar a caramelizar.
- Enquanto isso, desfia o bacalhau. Retira as espinhas para não se tornarem desagradáveis ao comer.
- Quando o refugado estiver no ponto, adiciona o bacalhau já desfiado e deixa cozinhar (em lume médio-baixo) durante 10 minutos para que o bacalhau absorva os sabores. Quando estiver devidamente refugado, retira as folhas de louro.
- Hora de tratarmos do puré! Assim que as batatas estiverem macias, escorre a água. Num pirex coloca a manteiga e esmaga a batata com o auxílio de um "passe vite" (ou de outro utensílio de cozinha que preferires). Vai adicionando, aos poucos, o leite da cozedura do bacalhau até atingir a consistência do puré (suave e sem pedaços). Tempera o teu puré com noz moscada, a gosto, e retifica o sal.
- Para a montagem vais precisar de uma assadeira de forno untada com azeite. Reparte o puré pelas duas laterais da assadeira e distribui o refugado com o bacalhau ao centro.
- Depois cobre tudo com maionese (ou cobre só o bacalhau, também fica delicioso!)
- Para tornares o prato mais delicioso e digno de chefe vou mostrar-te um passo opcional. Se tiveres pão duro em casa ou broa, esfarela e passa-o num bocadinho de azeite (aproveita a frigideira onde fizeste o refugado do bacalhau). Depois é só colocar por cima da maionese.
- Na hora de servir, coloca na mesa alguns pickles e azeitonas que dão um toque refrescante ao prato. Delicia-te!
Beijinhos,
-D
1 comentários
Olá
ResponderEliminarFiz esta receita hoje com as minhas migas e...
Adoramos
Continuem com o bom trabalho
Beijinhos