Dicas para Poupar #2

14.11.17

Olá Awesome's!
O Natal está a chegar e, com ele, vem uns quantos gastos extra. E, depois do Natal, ainda temos os saldos e outras tantas coisas que nos fazem gastar dinheiro. A pensar nisto, hoje trago-vos mais uma dose de dicas para poupar!


Vamos lá, então, ver que dicas vos trago hoje...
1. Reduz as compras ao mínimo: Se queremos poupar algum dinheiro, é preciso fazer um "sacrifício" e evitar comprar coisas que não precisamos. Por muito tentador que sejam aquelas promoções, aquela redução no preço ou aquele produto lindo e maravilho, é preciso questionar: "será que precisas mesmo daquilo?". Se a resposta é não, talvez seja melhor poupar esse dinheiro.

2. Evita tentações: Eu sei que se for passear pelo shopping, a probabilidade de gastar nem que seja em almoçar fora é muita. Então, o melhor a fazer é evitar tentações. Evitem promoções, evitem lojas que gostam, evitem sites de lojas... O mesmo se passa nos saldos ou na black friday. Se não estão a precisar de nada, evitem ir para não cair na tentação.

3. Ajusta as compras da casa ao que precisas: Quando vamos aos hipermercados, as prateleiras estão recheadas de promoções e descontos. Há até corredores só disso. E, como dona de casa e responsável pelas compras, tenho a perfeita noção de que algumas são mesmo boas e difíceis de não aproveitar. Mas quando fores às compras, faz uma lista daquilo que realmente precisas e compra apenas o necessário. Assim poupas dinheiro e evitas desperdícios. Outra coisa que devem fazer é ir às compras de barriga cheia, porque se tiverem com fome, vão comprar algo para lambiscar (pelo menos eu caio sempre nesse erro).

4. Participa em passatempos ou procura cupões: Cada vez mais as marcas criam passatempos que permitem ganhar prémios e até vales de compras. Há também muitas plataformas na internet com diversos passatempos que podes participar. Tem apenas cuidado para não dares os teus dados em sítios não fidedignos. Quanto aos cupões, há igualmente revistas, marcas e sites onde encontras cupões de desconto.

5. Está atento a promoções: Tal como disse acima, há enumeras cadeias de hipermercados (e até minimercados) que trazem imensas promoções.  Subscrevam a folhetos ou procurem-nos online e procurem os melhores produtos aos melhores preços. Há coisas que estão constantemente em promoção e não compensam comprar fora desta, tais como: massas, arroz, produtos de higiene, iogurtes, café, chá, cereais de pequeno almoço, bolachas, etc.

6. Evita cartões de crédito: Estes cartões são uma grande tentação. É tipo "não tenho dinheiro para pagar agora? Pago depois". Isto não é bom. Pode dar jeito, mas é quase como uma bola de neve. Além disso, comprar em dinheiro ou cartão de débito permite ter uma melhor noção dos gastos e de quanto podemos gastar. Assim, mantemos os pés na terra e evitamos compras desnecessárias.

7. Transporte próprio vs. Transporte público: Eu sei que ir no carro próprio é muito mais confortável e rápido. Mas será que ter, por exemplo, um passe de autocarro ou metro não é mais em conta? Quando estive em Inglaterra, era muito melhor deslocar-me de transportes públicos. Porquê? Era mais barato, evita confusões e poupava imenso. Sei que em cidades/vilas/aldeias mais pequenas isto poderá não ser tão fácil porque os transportes públicos são mais limitados; porém, se tiverem a facilidade e a oportunidade de o fazer, estudem bem se não será mais vantajoso. Outra coisa que podem fazer é partilhar transporte. Vários colegas meus, como faziam a mesma viagem para a universidade, partilhavam carro e dividiam despesas. Poupa-se na carteira e poupa-se no ambiente.

8. O lixo de uns é a alegria de outros: Quanta tralha tens em casa que já não usas? Pois, bem, aquilo que para ti não faz falta e está arrumado, para outros poderá ser uma grande ajuda. Podes não ganhar tanto dinheiro quanto gastaste, mas é preferível ganhar algum do que ter as coisas paradas.

9. Procura atividades de lazer económicas: Poupar não significa ficar fechado em casa sem fazer nada. Mas também aproveitar os tempos livres não significa gastar imenso dinheiro. Procura alternativas mais baratas. Por exemplo, em vez de ires ao cinema, porque não fazes uma sessão de cinema em casa? Gostas de praticar desporto? Aposta em caminhadas, corridas ou exercícios em casa. Gostas de viajar? Procura voos low cost, fica em pousadas e procura meios de locomoção mais em conta. Acredita, há imensas oportunidades por esse mundo fora.

10. Combina as férias com antecedência: Desenvolvendo um pouco esta última sugestão, quando planeamos as coisas em cima do joelho, há uma tendência a fazer as coisas rápido e perder-se oportunidades e promoções. Vê com tempo, pesquisa em vários sites ou meios físicos... 

11. Elimina maus hábitos: Gostas de ir ao cinema com frequência? Jantar fora é um hábito constante? O teu cafezinho pós-almoço tem de ser sentado numa esplanada? Tenta cortar nos hábitos que levam a gastos desnecessários.

12. Compra em segunda mão: Gostas de ler? Há imensas plataformas onde é possível comprar livros em segunda mão e muito bem estimados. O mesmo se passa com mobília, CD's, jogos, automóveis, etc. Pessoalmente não gosto de comprar tecnologia em segunda mão, mas tenho amigos meus que o fazem e conseguiram boas pechinchas!

E estas foram apenas mais algumas dicas para poupar ;)
Como andam nas poupanças?
Acham que conseguem poupar ou precisam mesmo de trabalhar nesta área?

Beijinhos,
- C'

6 comentários

  1. Aii, amei as dicas! Enquanto universitária ando sempre a ver no que posso poupar hehehe *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada!
      Percebo a tua luta :P Já passei por isso!
      Uma das coisas que mais me ajudou a poupar na universidade foi levar os meus lanches e almoço (ou almoçar em casa). Poupei imenso na cantina e bar... Ah, e o partilhar carro. Além de tornar as viagens mais divertidas, também poupava uns trocos.
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Eu costumo colocar de vez em quando algum dinheiro no mealheiro e não mexo até ter o meu objetivo cumprido!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/playlist-of-moment.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Isso é uma boa ideia para juntar dinheiro ;)
      Também faço isso, mas admito que não tenho um objetivo! Devia, talvez dê mais sentido ao juntar!
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Por acaso nunca tive muitos problemas nesta área, mas adorei o post! Tem muito boas dicas e já sigo várias, mas devia começar a seguir mais. :b Cometer um excessozinho de vez em quando não faz mal, mas há alturas do ano em que é pior e esta e sem dúvida uma delas! Cada vez que olho para uma coisa já imagino a quem a oferecer. É um problema. xD

    Muitos beijinhos!
    A Rapariga Eclética | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu depende um pouco, mas nalguns aspetos tenho vindo a trabalhar e a ter sucesso na poupança ;)
      Claro que não ! Um excessozinho ocasionalmente até faz bem à alma!
      Ai, se é! Este ano até estou a fazer a lista de prendas mais cedo, a ver se consigo poupar ;)
      Beijinho*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.