Brinquedos para Todos

2.6.17

Hello! 
Hoje venho falar-vos de um assunto um pouco diferente do que temos falado até então no blog, mas foi algo que lidei há uns tempos e que, dado o dia de ontem, acho pertinente expor. 
Quando chegamos à época natalícia, surgem as magnificas revistas repletas de brinquedos para escolhermos. À medida que vamos folheando, eis que aparecem os brinquedos das meninas, com as bonecas, conjuntos de maquilhagem, cozinhas e coisinhas da casa em miniatura... Se avançarmos, surgem os brinquedos dos meninos, mais virados para os carros e camiões, materiais de construção... Assim, temos as Barbies para as meninas e os Action Men para os meninos...
Mas, a minha questão é, porque não podem ser simplesmente brinquedos para crianças?


Desde sempre que lutamos pela igualdade de direitos, igualdade de salários, igualdade de profissões, igualdade de sexos... Igualdade de todos. Ainda assim, desde que somos pequenos que nos são impingidos estereótipos inconscientemente. 
 Será que um rapaz que brinca com uma barbie está premeditado que será homossexual? Não pode ser simplesmente um rapaz que adore contar histórias com bonecas? Talvez um dia esse mesmo rapaz seja um fantástico escritor ou realizador. Um rapaz não pode brincar às casinhas e na cozinha de brincar? Um dia, quem sabe, ele se torne um grande cozinheiro! 
Uma rapariga não pode gostar de desportos ditos "masculinos"? Talvez ela seja a próxima Telma Monteiro ou honre o país nos jogos olímpicos... Ou, por gostar de construções, talvez ela queira se tornar arquiteta. 

Ou são simplesmente crianças que gostam de brincar! 

E por isso, pergunto-me: porquê que há brinquedos para meninas e brinquedos para meninos? 
Porquê que não pode haver simplesmente brinquedos? 

 Mas pronto... É só um pensamento que surgiu fruto de uma realidade experienciada e que precisei de libertar. 

Beijinhos,
- C'
 (imagem retirada do tumblr)

8 comentários

  1. Concordo completamente... Depois vamos aos supermercados ou assim, e vemos os pais chatearem-se com os miúdos devido aos brinquedos que escolheram. Se foi essa a escolha, então é porque é com isso que eles querem brincar...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Exatamente!
      A criança deve ser livre de brincar com o que desejar, não sendo mais ou menos por isso. O importante é que ela sonhe ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Concordo plenamente consigo. Cada criança deve ser livre de brincar e dar largas à imaginação. Gostei muito do post. Parabéns 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      É verdade. O que se quer é a criança feliz ;)
      Muito obrigada!
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Quando eu e os meus primos eramos pequenos eu tinha brinquedos de menina e eles de menino mas a verdade é que trocavamos e adoravamos brincar assim.

    Acho ridiculo esta diferença toda. Acho horrível os proprios pais fazerem distinção entre os filhos.
    Crianças sao crianças iguais independentemente daquilo que gostam.

    Adorei o post

    Beijinho


    Sweet Diy's with Maria

    Instagram

    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Ora muito bem dito ! "Crianças são crianças independentemente daquilo que gostam". E não são menos que outras pelos seus gostos. Até as devemos encorajar a explorar coisas diferentes para elas descobrirem-se enquanto crescem !
      Obrigada!
      Beijinho*

      Eliminar
  4. Eu sou feminista, defendo a igualdade de género, portanto não podia concordar mais contigo e com o teu texto!
    Beijinhos

    Http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.