Cuidado com o calor!

20.6.17

Olá Awesome's!
Nos últimos dias, Portugal tem sofrido imenso com as temperaturas altas (principalmente nalguns locais, onde ronda ou até passa os 40º). Para muitos, estes dias significam praia/piscina, esplanadas e bebidas frescas. Contudo, apesar destas temperaturas criarem algumas boas imagens, devemos ter alguns cuidados para evitar os efeito do calor excessivo.

Embora o nosso corpo seja fantástico e trabalhe imenso para manter a nossa temperatura corporal constante, alguns grupos de pessoas poderão ter maior dificuldade em fazê-lo ou as condições não o permitam. Por exemplo, uma das maiores armas de arrefecimento corporal é o suor, que permite o arrefecimento à medida que o suor produzido evapora. No entanto, em locais de grande humidade no ar, o suor não consegue evaporar tão depressa como seria o ideal. Nisto, a temperatura do corpo aumenta, levando ao aumento da produção de suor e, consequentemente, à desidratação.


Além disso, quando expostos a calor intenso em dias consecutivos, podem surgir doenças relacionadas com o calor, como as cãibras de calor, esgotamento devido ao calor e golpes de calor, situações que, pela sua gravidade, exigem cuidados médicos. 
Eu, por exemplo, tenho de estar muito atenta a isto, dado que estou a estagiar em locais com utentes idosos e acamados, como é o caso do hospital (ou de um lar). No entanto, todos nós devemos estar atentos, dado que há pessoas mais susceptíveis a isto que não tem alguém por perto que as acuda (como é o caso dos idosos que moram sozinhos em locais isolados). Sendo assim, alguns grupos mais susceptíveis são
  • Crianças nos primeiros anos de vida; 
  • Pessoas idosas; 
  • Portadores de doenças crónicas (nomeadamente doenças cardiovasculares, respiratórias ou diabetes), 
  • Pessoas obesas; 
  • Pessoas acamadas; 
  • Portadores de doenças do foro mental; 
  • Trabalhadores expostos ao calor e/ou ao sol; 
  • Pessoas que vivem em más condições habitacionais.

Para a prevenção dos efeitos de calor intenso, a DGS aconselha: 
  • Aumenta a ingestão de água (ou se sumos de fruta natural sem adição de açúcares), mesmo sem ter sede - Podem, por exemplo, colocar uma garrafa de água à vossa beira e irem enchendo conforme acaba. Ou, se como eu, precisem de andar de um lado para o outro, coloquem num sitio que possam chegar facilmente. Coloquem, preferencialmente, num sitio fresco e longe da luz (para não aquecer... muito). 
  • Evitar bebidas alcoólicas e de alto teor de açúcar.
  • Nos grupos que falei acima, eles podem não sentir ou não manifestar sede, pelo que estão mais vulneráveis. Mantenham-se vigilantes e ofereçam-lhes água. (claro que, nos recém-nascidos que ainda estão a amamentar, o leite materno é suficiente. Não dêem água sem indicação do médico ou enfermeiro) 
  • Façam refeições mais leves
  • Permaneçam duas a três horas/dia num ambiente fresco, ou até com ar condicionado. 
  • Aposta nos duches de água tépida ou fria. No entanto, evita as mudanças bruscas de temperatura (por exemplo, um banho gelado depois de ter apanhado sol). 
  • Evita a exposição direta do sol, em especial entre as 11h e as 17h. Sempre que andares ao ar livre, usa protetor solar com um índice de proteção elevado, renovando a aplicação de 2 em 2 horas, ou se te tiveres molhado (como caso de praias e piscinas, ou até se transpiraste bastante). Quando regressas da praia/piscina, coloca novamente o protetor! 
  • Usa e abusa de roupa que evite a exposição direta da pela ao sol. Usa chapéu, de preferência com abas largas, e óculos de sol
  •  Evita a permanência nos carros expostos ao sol, sobretudo em parques de estacionamento ou filas de trânsito. Leva água suficiente para a viagem e, se puderes, pára para os beberes. Sempre que possível, viaja à noite. Ah! E claro, nunca deixes crianças, doentes ou idosos dentro dos veículos expostos ao sol. (E acrescento, também não deixes animais !)
  • Usar roupa larga, leve e fresca, de preferência de algodão. 
  • Usa menos roupa na cama
  • Evita que o calor entre dentro de casa. Fecha as persianas durante o dia; ao entardecer ou à noite, quando a temperatura no exterior é inferior, abre para correr ar. 
  •  Se tiveres pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com dependência perto de ti, informa-te do seu estado e ajuda-as a proteger do calor. 
  • As pessoas idosas não devem ir à praia nos dias de grande calor. As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição directa de crianças com menos de três anos. As radiações solares podem provocar queimaduras da pele, mesmo debaixo de um chapéu-de-sol; a água do mar e a areia da praia também reflectem os raios solares e estar dentro de água não evita as queimaduras solares das zonas expostas. As queimaduras solares diminuem a capacidade da pele para arrefecer. 
(DGS)


Sei que o calor é algo muito desejado, principalmente para ficarmos com aquela corzinha saudável e aproveitar a praia e a piscina à vontade. No entanto, é preciso ter muito cuidado para evitar problemas desnecessários. 
Além disso, tenham em consideração que, para além das temperaturas altas, os raios ultravioleta também estão muito fortes, mesmo em zonas onde o calor não é tão intenso. Protejam-se !

 AH! Para além de termos cuidado connosco e com os outros, ter também muita atenção à conservação dos alimentos e dos medicamentos, para que o calor não os estrague. 

 E é isto!
 Que cuidados costumam ter durante os períodos de grande calor?

Beijinho,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.