Picantes: Benefícios e Malefícios
16.1.18
Olá Awesome's!
E estamos de volta! Yey! Como tem passado? Bem? Espero que sim !
Hoje é o dia internacional da comida picante e por muito que gostasse de vos trazer uma gordice alusiva ao tema, eu sou rapariga de poucos temperos e muito pouco picante. Ainda assim, esta comida de paladar apurado tem alguns benefícios (e malefícios também) para a saúde, que venho partilhar convosco.
Gostariam de saber mais sobre o assunto? Então acompanhem-me ;)
Começando pelo lado positivo, quais são os benefícios da comida picante?
- Congestão Nasal: a capsaicina é um composto químico existente, por exemplo, no wasabi ou nas pimentas chili que, ao ser consumido acaba por, de certa forma, viajar até à fossa nasal, ativando os recetores de calor, causando inflamação e irritação das mucosas. Como mecanismo de defesa, o corpo produz mais muco para tentar expulsar este químico, o que levará à necessidade de "assoar o nariz". Como tal, quando constipados ou com gripes, poderão recorrer a comidas picantes ou, por exemplo, a chá de gengibre (que falei aqui).
- Aceleram o metabolismo: os alimentos picantes são termogénicos, ou seja, são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, trazendo vários benefícios - como perder peso, estimular a digestão, melhorar a circulação...
- Rica em antioxidantes: os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de outras moléculas. De certa forma, os antioxidantes protegem as células contra a ação oxidante de radicais livres (sendo que estes levam ao desenvolvimento de várias doenças crónicas e ao envelhecimento precoce). Como tal, alimentos ricos em antioxidantes minimizam o envelhecimento, melhoram a saúde e o aspeto da pele, ajudam a desintoxicar o organismo...
- Melhora a qualidade de vida: para além do que falei, a capsaicina também tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e analgésicas, muito vantajosas para a pessoa.
Ainda assim, estes alimentos devem ser consumidos com moderação, uma vez que também tem um lado negativo:
- "Queimaduras" temporárias: embora seja temporariamente, a comida picante provoca uma sensação de ardor nas mucosas bucais e nasais, podendo retirar algum paladar. Além disso, esta sensação de ardor não se resume apenas a quando comemos comida picante, mas também ocorre quando tocamos na pele ou olhos após termos comida picante nas mãos.
- Hemorroidas: por si só, a comida picante não provoca hemorroidas. Porém, se a pessoa já os tiver, o consumo de comida picante poderá levar à inflamação do local e agravar o estado das hemorroidas já existentes.
- Gastrite ou úlcera gástrica: tal como no caso anterior, a comida picante não é causa de gastrite ou úlcera gástrica. Porém, pode agravar a sintomatologia, pelo que não deve ser consumida nestes casos.
- Insónia: para descansar, o corpo precisa de baixar o ritmo. Porém, a comida picante como acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, comer comida picante ao jantar, poderá afetar o ciclo de sono.
E voilá!
De facto, a comida picante apresenta mais vantagens que desvantagens, existindo muitos mais benefícios para além daqueles que mencionei. Como tal, aproveitem esta comida, mas sempre como moderação.
Gostam de comida picante?
Beijinhos,
- C'
2 comentários
Tenho muito pouca tolerância ao picante :/
ResponderEliminarhttp://womanyzing.blogs.sapo.pt/
Olá !
EliminarInfelizmente, também não me dou muito bem com comida picante...
Pode ser que um pouquito aqui e ali vá ajudando a integrar na alimentação ;)
Beijinho*