Dieta Mediterrânea: o que é e como implementar?

1.8.17

Olá Awesome's!
Recentemente vi alguns números publicados pela DGS que faziam referência aos hábitos alimentares inadequados dos portugueses, apresentando valores associados, por exemplo, ao consumo de sal, de refrigerantes e do produtos hortofrutícolas. Um dos aspetos que me chamou à atenção foi o facto de que 88% dos portugueses apresentam baixa adesão à dieta mediterrânea.


Clique aqui para ver o cartaz da Roda da Alimentação Mediterrânea.

A questão que levanto é: porquê um número tão elevado? Será por falta de conhecimento? Será por falta de acessibilidade a esse conhecimento? Será por falta de consciencialização disto? Outra razão não associada ao conhecimento? Não sei, mas a pensar nisto, hoje venho falar-vos um pouco da Dieta Mediterrânea, do que é e dalguns princípios associados a esta dieta.

"A Dieta Mediterrânea é um património cultural, histórico, social, territorial e ambiental (...) intimamente ligado ao estilo de vida dos povos do Mediterrâneo" (DGS)

É, a par da prática regular de exercício físico, a melhor forma conhecida de ter mais anos com saúde, sem esquecer o prazer da mesa e o bem estar que dela decorre.

A cozinha mediterrânica é simples, com base em sopas, cozidos, caldeiradas, incorporando produtos hortícolas, com quantidade modesta de carne (com consumo de carnes vermelhas baixo e pouco frequente), com consumo frequente de peixe, e utiliza cebola, alho e ervas aromáticas para enriquecer os sabores e aromas.  Além disso, dá preferência ao consumo de produtos frescos da região, pouco processados e sazonais.  



Para implementar esta dieta, basta respeitar algumas regras, sendo que algumas poderão não poder ser seguidas, tendo em consideração cuidados especiais de saúde. Como tal, em caso de dúvida, consulte um profissional de saúde.
  1. Faça três refeições principais: pequeno-almoço, almoço e jantar, intercaladas com pequenos lanches. Não deve estar mais de 3,5h sem comer. 
  2. Inclua diariamente nas refeições principais: cereais pouco refinados (p.ex. massas de trigo duro, cuscuz, arroz pouco polido...).
  3. Produtos hortícolas em abundância. 
  4. Uma a duas peças de fruta. 
  5. Beba bastante água durante todo o dia: alternativas à água temos a infusões de ervas (p. ex. cidreira, camomila...) ou chá sem açúcar. 
  6. Consuma lacticínios 2 vezes por dia: preferencialmente magros. 
  7. Dê preferência ao azeite: apesar de esta ser uma excelente gordura, deve ser consumida com moderação, dado o seu valor calórico. 
  8. Evite o consumo de sal em excesso: substitua o sal por ervas aromáticas, quantidades moderadas de especiarias, cebola e alho.
  9. Redescubra o prazer de comer pequenas quantidades de azeitonas, nozes e amêndoas, figos secos, tremoços e sementes: prefira-os com a menor quantidade de sal possível.
  10. Modere o consumo de vinho e/ou cerveja, e faço-o apenas às refeições principais: 1 copo pequeno, por dia, para as mulheres e 2 copos pequenos, por dia, para os homens Evite o consumo de bebidas "brancas". 
Acima de tudo, abuse na simplicidade e na variedade das refeições, usa a imaginação!

Assim, esta dieta representa um modelo alimentar completo e equilibrado, com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida.

Para saber mais sobre esta dieta, aconselho a visitar ESTA página, onde poderão encontrar uma roda dos alimentos mediterrânea interativa, e mais informações sobre esta riqueza cultural. 


Já conheciam esta dieta?
Quantos princípios desta dieta implementam no vosso quotidiano?

Beijinhos,
- C'
(Toda a informação tem, por base, artigos publicados pela DGS)

12 comentários

  1. Felizmente essa é, da maior parte das vezes, a minha dieta!
    Beijinhos 😙🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem ;)
      É importante ser saudável!
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Olá
    Desta dieta confesso que conhecia mesmo pouca coisa ,mas gostei de ler e poder conhecer mais dela. Muitos Parabéns
    E sim certamente irei 'juntar' certas coisas a minha alimentação
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada ;)
      Força nisso ! Acima de tudo, sê saudável!
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Já tinha ouvido falar desta dieta, mas confesso que não a sigo por completo! Só alguns pontos como beber bastante água ao longo do dia e fazer três refeições por dia!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Já segues pontos muito importantes, principalmente o da água ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Eu tento ao máximo ter cuidado com a alimentação, não abusar dos hidratos e dar uma hipótese aos legumes e vegetais, contudo, admito que fast food é uma grande tentação. A verdade é que a sociedade sabe comer saudável apenas não o quer fazer, desde sempre que nos ensinam o que é ou não saudável, depois depende da nossa consciência seguir isso ou não.
    Parabéns pelo blogue! Muito lindo <3

    http://thelittleangieblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Como te compreendo. Também devia comer menos fast food e tenho trabalhado para cortar nisso ;) Aos poucos e com vontade, tudo se consegue!
      Agora é que disseste uma verdade! Somos ensinados desde novos o que é saudável, mas nem sempre criamos e seguimos bons hábitos.
      Muito Obrigada!
      Beijinho*

      Eliminar
  5. Por acaso até sigo mais ou menos esta dieta, tem os seus dias. x) Mas, tendo estudado um ano Nutrição e Dietética, é claro que já conhecia! Quem me dera é que os frutos secos fossem mais baratos... 😢 Adoro!
    Beijinhos!

    A Rapariga Eclética | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Estudaste nutrição e dietética? Isso é fantástico! :O
      Como te compreendo. Também gosto imenso e acabo por comprar pouco pois acho-os caríssimos. Uma pena :/
      Beijinho*

      Eliminar
  6. Pelo que percebi acho que não estou muito fora dessa dieta, carnes vermelhas como raramente, as refeições faço-as sempre e acabo por lanchar várias vezes ao dia principalmente de manhã. Acho que onde falho mais é mesmo na parte da hortícolas, isso e sopa, raramente vejo ambos XD
    Gostei imenso do post, está muito bem escrito e bem informativo! kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem! Aos poucos vamos sendo cada vez mais saudáveis.
      Ai ai ai :P Falta a sopinha :P
      Muito obrigada! É um prazer informar ;)
      BeijinhoP

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.